Vida universitária

(X) cursos extracurriculares para fazer durante as férias de verão

x-cursos-extracurriculares-para-fazer-durante-as-ferias-de-verao.jpeg
Escrito por carlos.camara

O conhecimento não se apreende somente em sala de aula. Ele está nas interações do intervalo, nas observações que fazemos no trajeto para casa ou para o trabalho — ou até, surpreenda-se:  nas férias de verão. 

Como afirmava Paulo Freire, 

ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. 

Afinal, com uma rotina tão agitada nas grandes cidades, o tempo para se dedicar às atividades extracurriculares fica cada vez mais curto, o que afasta muitos alunos de palestras e eventos interessantes em sua área. 

Por isso, muitas pessoas aproveitam as férias para dar impulso a alguns hobbies e explorar novas possibilidades em suas áreas de estudo. E uma boa oportunidade para isto são os cursos extracurriculares de fim de ano! 

E aí, quer algumas sugestões para aproveitar as férias de verão ainda melhor? Então continue lendo este post e confira nossas dicas! 

Os benefícios de se fazer cursos extracurriculares

Como o próprio nome diz, um curso extracurricular é uma atividade complementar ao ensino do cotidiano. Por isso, o interessante é que ele contemple algo que você vê somente de forma superficial ao longo da faculdade, ou alguma área pela qual você se interesse profissionalmente.

De fato, somos suspeitos para falar que aprender nunca é demais! Porém, fazer cursos extracurriculares durante o recesso escolar traz, sim, uma série de vantagens. Especialmente para quem está amadurecendo ideias sobre a trajetória acadêmica e profissional que deseja seguir.

Afinal, durante as férias de verão estamos com a mente mais descansada, e temos mais tempo disponível para repensar alguns processos e conhecer novas ideias.

Além disso, os cursos extracurriculares permitem que conteúdos abordados de maneira artificial durante o ensino superior ou médio sejam tratados com dinamismo e de maneira mais profunda.

E elas ainda possibilitam que professores e alunos interajam mais, ajudando na identificação de vocações, valores e características que possam influenciar a escolha profissional, dentre outras vantagens.

Os melhores cursos extracurriculares para se fazer durante as férias de verão

Bom, agora que vimos os seus benefícios, reunimos algumas das melhores oportunidades para desenvolver suas habilidades em grupo, capacidades de liderança, experiência com softwares e outras características valorizadas pelo mercado. Confira:

1. Empreendedorismo

O brasileiro parece ser especialmente encantado pelo empreendedorismo, seja por uma vontade de inovar ou pela necessidade.

Segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), um em cada dez brasileiros estão envolvidos na criação de uma empresa. Isso significa que estamos com a maior taxa de empreendedorismo em 14 anos!

Então, se você pretende empreender em sua área, pode fazer um curso de empreendedorismo para aprimorar suas habilidades e aprender um pouco mais sobre a criação de uma empresa.

Nesse sentido, algumas ferramentas são essenciais para qualquer profissional que queira colocar o seu negócio no topo do mercado.

O Design Thinking, por exemplo, ajuda a repensar processos, produtos e serviços, investigando processos criativos, instigando a criação de protótipos e estruturando soluções de forma visual.

Já o Scrum auxilia no gerenciamento de projetos, e é especialmente interessante para quem atua com desenvolvimento de softwares.

E você ainda pode adquirir um pouco de experiência na arte de empreender na empresa júnior da sua faculdade. Sem dúvidas, para quem está no início da carreira, a participação em uma empresa júnior pode ser relatada no currículo!

2. Aprenda um novo idioma

Já pensou em renovar os conhecimentos em inglês ou espanhol? Você pode fazer cursos intensivos no período das férias de verão e se preparar para os certificados da área. Estudar para o TOEFL, por exemplo, pode ser muito difícil no período das aulas.

Você também pode aproveitar o período para tirar do papel o projeto de uma segunda língua estrangeira.

O mandarim pode ser interessante para negócios. Já as montadoras de carro adorariam mais profissionais fluentes em alemão ou japonês, por exemplo. Verifique o que as empresas em sua área procuram!

3. Treine suas habilidades artísticas!

Já pensou em desenvolver suas habilidades de fala e vencer a timidez no teatro? Ou mesmo em aprender um pouco mais sobre o universo da fotografia? E que tal melhorar suas habilidades em desenho? 

Artes exigem disciplina e desenvoltura — duas características muito importantes para uma atuação de excelência no mercado. Então, mesmo que não pretenda ser um artista, você pode aproveitar o período das férias para ingressar em escolas artísticas e conhecer mais referências culturais.

Na Una, são oferecidos, periodicamente, cursos de curta duração voltados para as áreas de Artes e Humanidades, como Desenho de Observação, Desenvolvimento de Figurinos e Aquarela. Acompanhe os prazos de inscrições!

4. Aprenda a usar softwares

Você já deixou de concorrer ao estágio dos sonhos por falta de conhecimento em algum software? Pois então, que tal aproveitar o tempinho extra das férias para fazer um intensivo e montar um bom portfólio?

O AutoCad, por exemplo, é essencial para engenheiros e pode ser requisitado para designers. Já a Cloud Computing é apontada como uma das maiores tendências da área de TI e os programas do pacote Adobe sempre serão úteis em algum momento de sua carreira profissional. 

E, aqui, vale o lembrete: é importante colocar o aprendizado em sala de aula em prática, já que estes programas são constantemente atualizados, ganhando mais recursos. Então, faça uma reserva financeira para comprar uma cópia legal e proteja a sua máquina. 

5. Marketing 

Conhecimentos em Marketing são úteis não só para empreendedores iniciantes e estudantes da área de Comunicação, mas também para quem deseja promover os próprios serviços como freelancer.

Nesse sentido, o inbound marketing é uma das tendências mais fortes da área, e conhecimentos em marketing pessoal sempre terão utilidade ao longo de sua carreira! 

Agora, se o curso que você desejava fazer ainda em 2016 já foi encerrado, fique ligado: logo, a Una divulgará as datas para inscrição nas turmas do primeiro semestre de 2017!

Cursos online para se divertir nas férias!

Anda com a grana curta e quer aproveitar o tempo extra para aprender coisas novas em casa? Então, que tal conhecer alguns cursos online? Reunimos aqui algumas sugestões para você!

A plataforma Saibalá disponibiliza cursos online nas áreas de Fotografia, Design, Moda, Vídeo e Artes, sempre a um preço bem acessível. Vale explorar o site e ver com o que você mais se identifica!

Já o Sebrae traz cursos em empreendedorismo que atendem às mais diversas áreas, abordando temas como compras governamentais, como iniciar um negócio, microempreendimento, planejamento financeiro, modelos de gestão — dentre muitos outros. Vale a pena conferir!

Além disso, a Universidade de São Paulo também oferece 7 cursos online gratuitos na plataforma Veduca. Os cursos vão desde fundamentos da Administração até princípios de sustentabilidade.

Enfim, como vimos, os cursos extracurriculares são mesmo uma ótima maneira de aproveitar as férias de verão para desenvolver interesses profissionais, ou mesmo descobrir novos hobbies.

Então aproveite a oportunidade para conhecer pessoas interessantes e dar um “upgrade” em seu currículo! E fique ligado na programação de sua universidade: novas oportunidades para sua carreira podem estar na sala ao lado! 

E aí, gostou do post? Para continuar recebendo dicas para se dar bem na faculdade e no mercado, curta as nossas páginas nas redes sociais!

Deixar um comentário