Mercado de trabalho

Veja como desenvolver sua carreira constantemente

veja-como-desenvolver-sua-carreira-constantemente.jpeg
Escrito por Ânima Educação

 

Os jovens estão começando a se preocupar com sua carreira profissional cada vez mais cedo. Problemas como a necessidade de contribuir com o orçamento familiar, por exemplo, têm feito com que milhares de estudantes, ainda no ensino médio, procurem por soluções capazes de garantir seu futuro.

Apesar de começar cedo ser uma excelente vantagem para o desenvolvimento da carreira, também é preciso ter visão e uma estratégia clara para que os esforços tragam resultados. Por isso, confira agora quais são as principais práticas para garantir a evolução profissional e, consequentemente, os melhores empregos:

Escolha uma carreira que faça sentido para você

O primeiro e talvez mais importante passo rumo ao sucesso profissional diz respeito à escolha da profissão. De nada adianta cursar uma faculdade com promessas de retorno financeiro alto se você não sente interesse pelo assunto. Para se dedicar de verdade a uma carreira, é preciso gostar da sua área de atuação.

Por isso, escolha algo que você sinta ser capaz de fazer por longos anos, algo que te instigue a pesquisar e se aprofundar no tema. É exatamente isso que vai fazer com que você se diferencie a longo prazo e conquiste espaço de destaque no mercado de trabalho.

Escolha uma faculdade que faça sentido para sua carreira

Outro ponto importante (e que é negligenciado por muitos estudantes) é escolher uma faculdade que seja compatível com seus interesses.

Algumas instituições são mais voltadas para a pesquisa científica, o que é ideal para que deseja seguir esse caminho. Por outro lado, algumas faculdades se preocupam mais com a inserção do aluno no mercado de trabalho, o que é ótimo para encontrar emprego logo após a formatura.

Nenhum dos dois perfis é inerentemente melhor. O importante é você saber o que precisa para sua carreira e se matricular na instituição capaz de te levar até onde você quer chegar.

Aprofunde seus estudos em um segmento específico de seu curso

Em uma mesma área de atuação, existem diferentes caminhos que podem ser seguidos. Um profissional do Direito, por exemplo, pode atuar como advogado ou seguir carreira no serviço público.

Por isso, é importante que já nos primeiros anos de faculdade você pense em qual segmento do mercado pretende se inserir. Assim, você pode direcionar sua graduação para esse caminho, sem deixar de lado as matérias obrigatórias para obter seu diploma, é claro.

Isso é importante porque dentro da faculdade você terá dezenas de departamentos com focos diferentes. Quanto antes você delimitar o seu, mais tempo você terá para se preparar profissionalmente.

Procure envolver-se com projetos acadêmicos

Tendo em mente o que pretende fazer, você já poderá obter experiência na área ao participar de projetos acadêmicos com professores que já atuam no segmento de que você mais gosta. Isso pode ser um grande diferencial na busca pelo primeiro emprego.

Projetos como monitoria, iniciação científica, participação em simpósios, seminários, palestras, entre outros, são comuns nas principais universidades e podem ajudar você a turbinar o seu currículo acadêmico.

Faça um estágio

Antes mesmo de concluir sua graduação, um passo importante na sua vida profissional será fazer um estágio. Essa experiência vai te ajudar a entender que nem sempre o que você aprende na universidade corresponde ao dia a dia do mercado de trabalho. Isso é normal, pois na faculdade você terá uma educação mais ampla, enquanto no estágio você terá que lidar com questões mais específicas.

Procure absorver o máximo possível de informações no seu período de estágio. Mostre-se interessado em aprender e não se esqueça de que essa pode ser uma excelente oportunidade para abrir muitas portas no seu futuro profissional, seja para se manter na empresa quando o estágio acabar ou para fazer networking com outros profissionais.

Faça uma pós-graduação

Terminada a sua graduação, você já estará pronto para entrar de vez no mercado de trabalho — ou, se tudo correr bem, já terá sua vaga garantida. Porém, isso não significa que você deva parar de estudar.

A graduação é apenas o primeiro passo para um bom desenvolvimento da carreira. Para se destacar, é preciso se aprofundar mais nos assuntos mais específicos do segmento em que você quer atuar.

Para isso, existem várias opções de pós-graduação, desde mestrados e doutorados até MBAs e cursos de especialização. Avalie qual tem mais reconhecimento no seu mercado e trará mais conhecimento para você.

Continue estudando

Apesar da alta concorrência no mercado de trabalho, a verdade é que existe uma demanda muito grande por profissionais capacitados e especializados, capazes de oferecer algum diferencial que só será obtido após muito esforço e dedicação.

Assim, se você se concentrar nos seus estudos, saiba que naturalmente as oportunidades de trabalho irão aparecer — e não só no Brasil, mas também no exterior!

Evite erros comuns no mercado de trabalho

É comum ver profissionais qualificados perdendo oportunidades simplesmente por não se adequarem ao ambiente profissional. Por isso é importante, pensando no desenvolvimento profissional, evitar algumas situações como:

Abrir mão completamente das competências desenvolvidas ao entrar numa empresa diferente:

Não deixe que tudo o que você adquiriu ao longo de sua trajetória seja perdido. É claro que empresas diferentes terão culturas e necessidades distintas, e num primeiro momento pode ser que algumas das suas habilidades não sejam interessantes para aquele emprego. Nesses casos, adapte-se ao ambiente e encontre maneiras de tornar suas competências úteis e relevantes.

Focar exclusivamente em seu trabalho e deixar de lado as novidades que sua área apresenta

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e, qualquer que seja a área em que você trabalha, novidades surgem a todo momento. Não se aprofunde demais na sua rotina profissional. Mantenha-se sempre atualizado, pois essa é a melhor maneira de garantir que, quando uma nova oportunidade chegar, você poderá aproveitá-la.

Não controlar seu comportamento em ambiente profissional

Saber se comportar profissionalmente e adotar uma postura condizente ao ambiente em que você trabalha é fundamental. Se a cultura da empresa não permitir mais descontração, deixe certas brincadeiras e atitudes que podem comprometer seus resultados para os momentos de lazer.

Não fazer networking

Networking nada mais é do que cultivar relacionamentos com outros profissionais, que tenham interesses semelhantes aos seus. Isso pode ser útil das mais variadas formas, como na busca por um novo emprego caso as coisas não corram bem onde você trabalha. Por isso, valorize essa prática, procurando viver em harmonia com a equipe.

Não há segredo algum para realizar um bom desenvolvimento da carreira. A essência do sucesso já é conhecida por todos: estudar muito. Entretanto, não basta apenas estudar, é preciso ter uma estratégia bem definida para que seus esforços não sejam passos a esmo, mas sim um caminho bem traçado.

O aprofundamento em conhecimentos específicos ao longo da sua trajetória traz um excelente resultado: a percepção do mercado de que você é um especialista. Isso te coloca numa posição privilegiada e é capaz de abrir muitas portas.

Qual é a sua estratégia para o desenvolvimento da sua carreira? Ainda tem alguma dúvida? Deixe seus comentários!

Deixar um comentário