Vida universitária

Universidade particular: por que estudar em uma?

Universidade_particular_por_que_estudar_em_uma_2.jpg.jpeg
Escrito por carlos.camara

Professores qualificados e comprometidos, melhor infraestrutura, baixo risco de greve. Estudar em uma universidade particular oferece inúmeros benefícios para os estudantes e é uma opção que não pode deixar de ser considerada por quem começar a trilhar uma vida profissional de sucesso ainda na faculdade.

Outras vantagens de optar por um centro universitário privado é ter uma grade curricular sempre atualizada, acesso rápido ao curso desejado, possibilidade de conciliar trabalho e estudo, aulas dinâmicas e voltadas para o mercado de trabalho, maior organização administrativa e uma vasta gama de bolsas e financiamentos estudantis a sua disposição.

Veja por que estudar em uma universidade particular:

Professores qualificados e comprometidos

Uma das grandes vantagens de estudar em uma universidade particular é ter a certeza que você vai contar com um quadro composto por professores qualificados e comprometidos.

Como as instituições privadas andam sempre conectadas com tudo o que acontece no mercado de trabalho, elas fazem um investimento pesado para manter um corpo docente antenado e que esteja trabalhando em sua área de atuação.

Para o aluno, essa é uma grande vantagem: ele pode ter certeza de que o conteúdo que está aprendendo em sala de aula está alinhado com as práticas mais atuais do mercado, e não defasado ou obsoleto.

Infraestrutura de qualidade

Outro grande diferencial da universidade particular é oferecer uma infraestrutura de causar inveja mesmo às grandes faculdades internacionais.

Prédios bem conservados, farto material para ser usado em sala de aula e laboratórios importantes para a formação acadêmica são alguns dos recursos que as universidades privadas disponibilizam para seus alunos.

As faculdades particulares também investem em bons espaços para alimentação, bibliotecas e áreas de convivência, que podem ser excelentes locais para começar a fazer networking com estudantes de outros cursos.

Baixo risco de greve

Dificilmente um aluno de universidade particular terá sua formatura atrasada por conta de greves de professores ou de outros funcionários. Infelizmente, esse é um problema recorrente em faculdades públicas — o que acaba comprometendo a vida profissional dos estudantes, que deixam passar oportunidades valiosas porque não conseguiram se formar a tempo.

Se você não quer correr o risco de perder aulas por causa de greves e gosta de planejar seu ano e ter seu calendário acadêmico sempre em dia, a universidade particular é a escolha mais segura.

Grade curricular sempre atualizada

Sempre andando em compasso com as demandas do mercado, as faculdades particulares investem na atualização constante das grades curriculares dos seus cursos de graduação.

Como têm professores e coordenadores atuantes em empresas, as instituições sabem quando precisam modificar o currículo de alguma disciplina para cobrir um assunto novo e que esteja sendo falado no mercado.

Parcerias internacionais

Muitas universidades particulares têm como diferencial para seus alunos a disponibilização de parcerias com instituições no exterior. Esse ponto (que pode ajudar os estudantes a ter um destaque e tanto no currículo) pode ser um fator motivador para optar por uma instituição privada em vez de ir para uma universidade pública.

Entre as opções possíveis para os alunos estão a possibilidade de cursar 1 ou 2 semestres fora do país ou estagiar por um tempo no exterior e, de quebra, aprimorar o domínio de um idioma estrangeiro.

Maior organização administrativa

A universidade privada é, tradicionalmente, mais organizada administrativamente. Na prática, isso quer dizer que você terá suas demandas atendidas com eficiência e suas dúvidas tiradas com rapidez. As faculdades privadas realizam diversos investimentos para tornar a vida dos seus alunos mais simples e fácil.

Muitas vezes, você pode resolver tudo o que precisa pela internet, sem sequer ter que pisar no campus. Como o calendário acadêmico das universidades particulares costumam ser divulgado com antecedência e não sofrer grandes modificações, é possível se planejar para tirar férias e fazer uma viagem, por exemplo.

Possibilidade de conciliar trabalho e estudo

É comum que universidades públicas exijam dedicação integral dos seus alunos ou só ofereçam cursos no horário da manhã/tarde, o que pode dificultar bastante a vida de quem precisa trabalhar e estudar simultaneamente. A universidade particular costuma ser mais flexível nesse sentido, com maior oferta de horários, turmas noturnas e, até mesmo, complementação com EAD.

Aulas dinâmicas, voltadas para o mercado de trabalho

As universidades particulares investem em aulas dinâmicas, voltadas para o mercado de trabalho. As faculdades privadas não economizam recursos para oferecer para seus estudantes o que há de mais moderno em termos de tecnologia no ensino, como computadores e afins.

Esse apoio oferece para os professores a chance de montar aulas interativas, que reproduzam a dinâmica real do ambiente de trabalho. Com isso, os alunos podem aprender na prática, em sala de aula, o que acontece no mercado, o que os prepara melhor para sua futura vida profissional.

Ampla oferta de bolsas e financiamentos

Universidades particulares costumam oferecer para seus futuros alunos uma ampla gama de bolsas e financiamentos para que eles possam fazer seu curso em uma instituição de qualidade. Entre as facilidades que algumas universidades oferecem estão a possibilidade de pagar metade do valor das mensalidades enquanto está fazendo o curso e a outra metade só depois de se formar, sem pagar juros.

As instituições particulares costumam contar com uma área para prestar assistência para estudantes e futuros alunos sobre quais são as bolsas e financiamentos mais adequados para o seu perfil e necessidades. Outra facilidade oferecida por muitas universidades particulares é a Garantia Estudantil, na qual, caso você ou o responsável financeiro fique desempregado, a universidade paga até 5 mensalidades.

Estudar em uma universidade particular oferece vários benefícios para os alunos e pode ser o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso. Ao ingressar em uma faculdade privada, você tem todo o apoio e suporte necessário para se dedicar aos estudos e conta com uma infraestrutura que vai te ajudar a desenvolver todo o seu potencial e se destacar no ambiente acadêmico e no mercado.

Interessado em viver essa experiência? Não deixe de conhecer o vestibular da Una e as possibilidades que só o melhor centro universitário privado de Minas Gerais pode oferecer!

Deixar um comentário