Mercado de trabalho

Trabalho temporário: vale a pena se candidatar?

trabalho-temporario-vale-a-pena-se-candidatar.jpeg
Escrito por UNA

O trabalho temporário, muitas vezes, não é visto como uma boa opção pelos jovens. Apesar de não ser tão popular entre estudantes, investir na modalidade pode ser uma forma de alavancar a carreira e dar o primeiro passo em direção ao sucesso na vida profissional.  Entre as vantagens de aceitar um trabalho temporário está a possibilidade de ganhar experiência, não ter que passar por um longo processo seletivo e fazer networking.

Além disso, é importante considerar que a remuneração oferecida pode ser competitiva e você tem uma oportunidade incrível de desenvolver habilidades interpessoais importantes para a carreira e, quem sabe, ser até efetivado na posição.

Entenda por que pode valer a pena se candidatar para um trabalho temporário:

Ganha experiência

Uma das grandes vantagens de candidatar-se a um trabalho temporário é a chance de ter uma experiência profissional e, assim, estar se desenvolvendo na carreira. Independentemente da oportunidade ser na sua área ou não, qualquer vivência no mercado de trabalho pode ser importante para a sua formação como profissional e, até mesmo, ajudá-lo a decidir qual a área de atuação certa para você.

Além disso, o trabalho temporário é uma forma de conhecer setores e atividades diferentes e, quem sabe, se apaixonar por um delas. Não são poucos os jovens que depois de trabalharem como vendedores em lojas no período de Natal decidiram seguir a carreira no varejo, buscando cursos de Moda e Administração, por exemplo.

Possibilita começar rápido

Quem tem pressa para começar a trabalhar pode encontrar nas vagas temporárias uma oportunidade de colocar a mão na massa rapidamente. Diferentemente de alguns processos seletivos para cargos efetivos, que costumam ser bem longos, a seleção para posições temporárias são mais rápidas.

Isso acontece porque as empresas, em geral, têm pressa em preencher as vagas, que são criadas para períodos específicos. Por isso, não podem perder tempo com dinâmicas extensas e milhares de entrevista.

Desenvolve habilidades

Além de, muitas vezes, ser a porta de entrada para uma empresa, o trabalho temporário permite que o profissional desenvolve uma série de habilidades interpessoais, de acordo com a função ocupada.

Quem trabalha na linha de frente de uma loja pode aprender lições valiosas sobre atendimento ao cliente. Um jovem que aceita uma vaga no setor administrativo de uma empresa pode descobrir como funcionam diversos processos e atividades, por exemplo.

Por isso, na hora de escolher um trabalho temporário não deixe de refletir sobre as habilidades que você gostaria de desenvolver ou aprimorar. Isso ajudará a escolher uma posição mais adequada aos seus interesses e que realmente vai contribuir para seu futuro profissional.

Constrói networking

O trabalho temporário não só permite desenvolver habilidades e adquirir experiência profissional, como é uma forma de ampliar sua rede de contatos por meio do networking. Para aproveitar ao máximo essa chance, deixe a timidez de lado e não perca a oportunidade de interagir com os mais diversos setores e com as mais diversas pessoas da empresa.

Se apresente, fale sobre os seus planos e não deixe de comparecer a eventos como happy hours e almoços de confraternização. Quem sabe um de seus colegas de trabalho não pode indicar seu nome para uma oportunidade futura dentro da empresa ou em outro lugar?

Garante a remuneração

Outro fator que não pode ser ignorado quando o assunto é trabalho temporário é a remuneração. Afinal, por mais que adquirir experiência seja importante, ser bem recompensado financeiramente também é ponto que deve ser considerado.

Uma boa notícia é que, geralmente, as vagas temporárias costumam oferecer salários mais competitivos do que algumas posições efetivas. Isso acontece porque as empresas sabem que têm muitos profissionais aceitando posições temporárias se a contrapartida financeira for realmente vantajosa.

Para muitos estudantes, investir em uma vaga temporária também é uma chance de fazer uma poupança para realizar seus sonhos e objetivos, como comprar um celular mais avançado ou fazer um curso de aprimoramento.

Adquire prática

Investir em um trabalho temporário também é uma forma de colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula. Você pode, no seu dia a dia, aplicar conceitos que leu nos livros ou que ouviu de professores e, a partir da experiência, tirar suas próprias conclusões.

Essa é uma oportunidade também de aprender com os erros e ver o que funciona na prática e o que só é bom na teoria. Não deixe ainda de aproveitar a experiência para aprender o máximo possível com seus colegas contratados, que já tem mais vivência, seja na profissão ou até mesmo na empresa. Eles podem ensinar muitas lições que serão úteis para você no futuro.

Há chance de efetivação

Por fim, ao se candidatar à uma vaga temporária há sempre a chance de acontecer uma efetivação ao final do período. Muitas empresas encaram esse tipo de posição como um teste, uma forma de conhecer o jeito de trabalhar de um profissional. Caso a pessoa faça um bom trabalho e entregue bons resultados, é possível que ela seja contratada como efetiva.

Se esse é seu objetivo, não deixe de perguntar na entrevista quais são as reais chances de contratação e quais são as habilidades e características desejadas em um profissional para ele se tornar contratado da empresa.

Não são poucas as empresas que contratam funcionários temporariamente e, assim que têm uma oportunidade, tornam eles fixos. Independentemente de uma possível efetivação, o trabalho temporário é sempre uma experiência rica, que oferece a oportunidade de adquirir mais bagagem profissional e de desenvolver habilidades interpessoais que podem ser úteis na carreira.

Além disso, as vagas temporárias costumam oferecer um salário competitivo, que pode ajudá-lo a poupar para realizar seus sonhos. Não despreze ainda a possibilidade de ouro de expandir sua rede de contatos e conhecer pessoas que podem fazer a diferença na sua carreira no futuro, seja na empresa em que está trabalhando como temporário ou em outra companhia.

Para aproveitar ao máximo a experiência, busque escolher uma vaga que permita que você se desenvolva e tenha satisfação profissional, seja aprendendo coisas novas ou desenvolvendo características que considere importantes, como capacidade de liderança, flexibilidade, proatividade etc. Pode ter certeza que isso fará a diferença no seu futuro!

Gostou desse conteúdo? Não deixe de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro do mercado de trabalho!

Deixar um comentário