Empreendedorismo

Quer abrir uma empresa? Veja aqui primeiros passos

Como_abrir_uma_empresa_aprenda_aqui_os_seus_primeiros_passos.jpeg.jpeg
Escrito por Ânima Educação

Não são poucos os jovens que têm aberto mão de uma carreira em uma grande empresa para começar o seu próprio negócio. E essa tendência tem explicação: por oferecer a possibilidade de criar algo que reflita a paixão e os valores das pessoas, o empreendedorismo atrai vários jovens que, mais do que a recompensa financeira, buscam fazer a diferença no mercado.

Se esse é o seu caso, este post é para você! Aqui, vamos mostrar como abrir uma empresa e quais são os primeiros passos para começar o negócio dos seus sonhos. Confira:

Não se deixe levar apenas pela emoção

Quando o assunto é empreendedorismo, é difícil não se deixar levar pela paixão. No entanto, para tirar a sua empresa do papel, é preciso aprender a equilibrar a razão e a emoção.

Deixe o sentimento falar mais alto na hora de fazer a triagem das ideias de negócio que você gostaria de colocar em prática. Apele para a razão no momento de avaliar se as ideias selecionadas são realmente viáveis. Para definir o potencial delas, responder algumas perguntas é um passo necessário:

  • Quem é o público-alvo da sua empresa?

  • O que a sua empresa oferece de diferente para os clientes?

  • Qual é o real potencial de crescimento do seu negócio?

Para a sua empresa se tornar realidade, é importante ir além da paixão e avaliar qual é o mercado que ela terá.

Analise o seu conhecimento no ramo de atividade

Independentemente do segmento de atuação que você escolheu para a sua empresa, é importante que você tenha conhecimento do negócio e do seu mercado para que o seu empreendimento seja um sucesso.

Alerta: afinidade com a área não é conhecimento. Você pode adorar animais, mas isso não significa que você saiba tudo o que é necessário para operar um pet shop, por exemplo.

Caso não tenha os conhecimentos necessários na área em que deseja atuar, procure se capacitar por meio de cursos, vídeos, leituras, palestras e workshops. Converse com empresários que já atuam na área para saber mais sobre o dia a dia da operação e definir se essa vida realmente é para você.

Coloque o cliente em primeiro lugar

Sem clientes, a sua empresa não se tornará efetivamente realidade. Por isso, invista um bom tempo definindo quem é o público-alvo que você deseja atingir. Descubra onde ele está e como você pode chegar até ele.

Essas são algumas das primeiras etapas que você, como empreendedor, precisa concluir. Conjugue essa definição com a criação de um produto e/ou serviço que supere a expectativa do mercado e, voilà!, você já deu alguns passos rumo ao sucesso.

Os primeiros clientes devem ser a sua referência para descobrir como gerar mais negócios no futuro.

Avalie a possibilidade de ter um sócio

Você não precisa trilhar a jornada do empreendedorismo sozinho. Para tirar a sua empresa do papel, pode ser interessante avaliar a possibilidade de contar com parceiros para tocar o negócio. Ter um sócio ou mais pode ser especialmente interessante para quem sente falta de determinada habilidade essencial para gerenciar uma empresa.

Por exemplo: o tino para vendas. Se você é um empreendedor que domina a parte técnica, mas não tem interesse na área comercial, pode ser uma boa ideia procurar um parceiro com essa característica. É um ganha-ganha.

Cuide das finanças

Muitos empreendedores novatos ficam tão focados em desenvolver um produto ou um serviço excepcional que se esquecem de uma área vital para o nascimento da empresa: o financeiro. Não cometa esse erro reservando tempo para analisar a finanças e definindo os recursos que você precisa para tirar a sua empresa do papel.

Seus recursos próprios são necessários para começar o empreendimento? Se a resposta for “não”, pode ser uma boa ideia buscar investidores interessados em apostar financeiramente no seu negócio. É possível, ainda, recorrer a financiamentos, mas, se escolher essa opção, não deixe de colocar na ponta do lápis os juros que você terá que pagar no futuro.

Reserve um tempo para burocracias

Confecção do contrato social, escolha do melhor regime de tributação, busca pelo ponto comercial perfeito e registros do imóvel e licenças são aspectos burocráticos, mas essenciais para tirar o seu negócio do papel. Não descuide desses detalhes e, mesmo que conte com a ajuda de um diretor financeiro ou profissional da área, acompanhe de perto a evolução dos assuntos para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Aprender como abrir uma empresa é um processo que exige determinação e foco do futuro empreendedor. Para ter sucesso nessa jornada, é preciso, em primeiro lugar, se certificar de que vai apostar em uma ideia de negócio com a qual você tem afinidade.

Em seguida, é preciso mergulhar fundo no mercado, porque apenas paixão não basta. Para a sua empresa ser um sucesso, é essencial saber se há realmente demanda para aquilo que você vai oferecer. Portanto, defina e entenda o seu público-alvo e avalie como você pode chegar até ele.

Além de estudo de mercado, é importante também se preocupar com os detalhes da sua futura operação: quem será sócio, quem será funcionário, onde a sua empresa vai funcionar… Aspectos burocráticos vão ocupar o seu tempo. Sendo assim, faça uma checklist de todas as burocracias que têm que resolver para tirar a sua empresa do papel.

Não descuide ainda do aspecto financeiro. O ideal é começar a empresa com recursos próprios, mas, se isso não for possível, cogite a possibilidade de recorrer a investidores para tornar o seu sonho realidade. Nesse momento, a ajuda de um mentor para orientá-lo também pode ser providencial.

O empreendedorismo é um caminho árduo, mas muito compensador. É a possibilidade de fazer a diferença no mercado e atender às necessidades que os seus consumidores nem sabem ainda que têm.

E empreender é um aprendizado constante. Não deixe de buscar sempre novos conhecimentos e se atualizar sobre práticas do mercado e mudanças no mercado consumidor.

Agora você já sabe como abrir uma empresa! Quer ter acesso a outros conteúdos sobre carreira, empreendedorismo e negócios? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e acompanhar as nossas atualizações!

Deixar um comentário