Vida universitária

Preparação para o vestibular: como manter o foco nas férias?

preparacao-para-o-vestibular-como-manter-o-foco-nas-ferias.jpeg
Escrito por Ânima Educação

Você passou um ano estudando e agora tem pela frente as férias. Nada mais justo do que se desligar e descansar um pouco, mas você ainda tem a principal meta para terminar: a preparação para o vestibular. Todo esse tempo que você se dedicou aos livros foi para chegar bem às provas e conseguir uma vaga na faculdade desejada.

E agora, o que você deve fazer? Esquecer as férias e passar esse período apenas estudando? Ou largar tudo e ficar de pernas para o ar? Como resolver bem essa questão?

O primeiro ponto é entender que estas férias não são iguais às outras. É importante compreender que você terá de colocar uma dose de sacrifício, mas que poderá ser recompensador depois. Sem exageros, esta etapa pode ser mais tranquila do que você imagina.

Mesmo sem aula, você tem um objetivo, lembre-se disso. Portanto, a melhor preparação para o vestibular nesta época do ano é aquela que consegue equilibrar o descanso e o estudo. Dá para manter o foco e valorizar seu tempo livre. A gente te explica melhor nas oito dicas a seguir!

1. Divida o tempo

Esse é o primeiro passo que você deve tomar: dividir seu tempo entre estudo e descanso. Como dissemos acima, estas férias são diferentes e precisam de uma atenção especial. Depois que passar no vestibular, você pode compensar o período de estudo. Mas antes, você tem um compromisso com o seu futuro.

Você deve organizar seu tempo de estudo e lazer. Seja realista, não exagere nem de um lado nem do outro, pois as chances de você não conseguir cumprir serão grandes.

Analise bem suas deficiências, no que você precisa focar, para que tenha uma medida exata do tempo que deverá dedicar ao estudo. Escolha um período do dia, as manhãs ou as tardes. E se dedique ao estudo nesse período, sem distrações e com concentração total.

Na outra parte do dia, aproveite as férias para fazer o que mais gosta. Vale sair com amigos, ir ao cinema, ao clube e até para a balada, desde que não comprometa o seu compromisso no dia seguinte.

Reserve os fins de semana para o descanso total. Essa rotina vai te fazer bem para manter o que você estudou na sua cabeça, ao mesmo tempo que ajuda a relaxar e aplacar a ansiedade.

2. Deixe um período para se desligar

É importante ter em mente que você precisa repor suas energias. Então, pegue uma semana ou dez dias para se desligar completamente dos estudos. A gente fica um pouco ansioso com a chegada das férias e a vontade de ficar o dia inteiro sem fazer nada.

Então, por que criar uma preocupação extra? Esqueça o estudo por um tempo (tempo curto, tá! Não exagere!), deixe os livros descansando e sua cabeça livre para relaxar. Esses dias farão muito bem no momento em que você retomar os estudos.

3. Descanse

Quando você retomar os estudos, naquele esquema com o dia dividido que falamos no item 1, coloque como objetivo manter uma parte do dia para continuar a descansar. Quer dormir até mais tarde? Durma! Esse relaxamento vai te fazer bem.

Seu corpo precisa desse tempo de recomposição, assim como seu cérebro. E o momento ideal é agora, pois antecede uma prova de fogo, quando você terá de estar no seu máximo, no emocional, intelectual e físico.

A fase para se preparar nesses três quesitos é agora. Durma bem, descanse, estude na hora certa, faça atividades físicas, mexa o corpo e a mente. Isso tudo, feito com parcimônia, fará muito bem para você lá na frente.

4. Aproveite para ler

Nos seus momentos de lazer, aproveite para ler algo que você gosta. Alterne com os livros exigidos pelos vestibulares. Mesmo a leitura de algo que não é cobrado nas provas será algo proveitoso, pois estimulará o raciocínio, vocabulário e a interpretação de texto.

Leia diariamente, ainda que sejam poucas páginas. O importante é ter essa rotina. A leitura vai agregar ao seu estudo sem ser exatamente uma obrigação. Aproveite aquela meia hora antes de dormir para ler.

5. Pense nas matérias mais difíceis

A tentação é querer estudar aquelas matérias que você já domina, para não ter que se esforçar muito nas férias. Mas de nada vai adiantar dedicar seu tempo livre a disciplinas que já estão sob controle.

O momento é para se debruçar naquelas matérias que são um desafio, que necessitam de mais empenho. Mergulhe nos temas mais complicados, mas, para não se estressar nas férias, alterne o estudo das matérias mais difíceis com aquelas que você já está bem preparado e que precisam de revisão. Faça um esquema de dois dias nas mais complicadas e um dia nas mais tranquilas.

6. Veja filmes que se relacionam com as matérias

Cinema e Netflix podem ser uma boa dupla de apoio para seus estudos. Procure filmes e documentários que se relacionam com matérias como história e geografia. Eles podem te ajudar a compreender alguns fatos importantes e que são cobrados nas provas dos vestibulares enquanto você se diverte.

É uma boa forma de passar aquele período de descanso e aproveitá-lo para o estudo, sem culpa!

7. Não se desligue da realidade

Lembre-se, o conteúdo não acaba na sala de aula e muito menos no último dia de aula. Portanto, não fique disperso, continue a se informar nas férias. Leia jornais, sites noticiosos, assista à TV, procure ficar por dentro dos fatos do Brasil e do mundo.

As provas de vestibulares cobram atualidades em suas questões e, principalmente, nas redações. Ficar atento aos fatos, mesmo nas férias, te manterá afiado nos assuntos mais requisitados. Seu raciocínio estará pronto para ser cobrado no dia das provas!

8. Vá a museus e locais históricos

Outra boa opção de unir lazer e estudo é aproveitar para mergulhar na cultura. Se você for viajar para lugares que têm bons museus ou são cidades históricas, vá visitá-los. Conhecer de perto o que você viu nos livros aumentará seu conhecimento. Se ficar em casa, faça passeios pelos marcos históricos de sua cidade.

Visite museus, igrejas, locais históricos citados nos livros. Ver a história ao vivo é enriquecedor!

Está pronto para as férias? E como está sua preparação para o vestibular? Deixe seu comentário para a gente!

Deixar um comentário