Mercado de trabalho

Por que um curso de graduação vai ajudar a garantir seu futuro?

por-que-um-curso-de-graduacao-vai-ajudar-a-garantir-seu-futuro.jpeg
Escrito por carlos.camara

Você está na dúvida se deve fazer um curso de graduação? Então, nem pense mais: investir na formação universitária é o primeiro passo para uma carreira de sucesso por muitos motivos. Entre eles, estão a conquista de um bom emprego, a garantia de mais oportunidades ao longo da carreira e a certificação necessária para prestar os melhores concursos públicos.

Entenda, neste post, por que um curso de graduação vai ajudar a garantir o seu futuro profissional:

Porque ajuda na conquista de um bom emprego

Uma das principais razões para não hesitar e apostar em um curso de graduação é simples: ter um diploma ajuda muito na conquista de um bom emprego e, consequentemente, de um bom salário.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, recrutadores buscam candidatos que reúnem não só as características pessoais necessárias para determinada vaga mas também pessoas que tenham formação específica para ocupar aquela posição.

Em alguns casos, ter formação superior em determinado curso não é nem diferencial — mas, sim, pré-requisito. Dessa forma, candidatos com ensino médio não são nem considerados no processo de seleção.

Por isso, para conquistar o emprego dos seus sonhos, tenha em mente que passar pelos bancos da faculdade é o passo número um para começar a ser visto pelos recrutadores com outros olhos.

Porque o diploma serve para prestar bons concursos públicos

Em tempos de incerteza política e econômica, a estabilidade no emprego é o grande desejo da maioria dos profissionais, e a melhor forma de alcançar essa tranquilidade é passar em um bom concurso público.

Por mais que existam vagas para nível fundamental e médio, os concursos que oferecem as melhores posições — isto é, com salários e benefícios mais significativos — exigem diploma de nível superior.

Então, se você pretende conseguir uma boa vaga no setor público, invista em um curso de graduação alinhado com as suas habilidades pessoais e com os seus objetivos.

Porque cria mais oportunidades na carreira

Verdade seja dita: quem tem curso superior tem acesso a um maior número oportunidades na carreira. Além de ser um critério de desempate para certas vagas, o diploma, na maioria das vezes, é pré-requisito para concorrer às posições mais valorizadas e estratégicas nas empresas.

Mesmo quem não deseja concorrer a uma vaga que exija ensino superior deve considerar cursar uma faculdade para não correr o risco de ser preterido em posições que ofereçam bons salários por não contar com essa formação no currículo.

O curso superior abre portas e oferece muitas possibilidades que você não teria sem essa conquista em seu histórico de carreira. Não fique para trás.

Porque contribui com a estabilidade financeira

Outro ponto a ser considerado por quem está em dúvida se vale a pena ou não fazer um curso de graduação é a estabilidade financeira. Como grande parte das melhores vagas nas empresas estão reservadas para quem tem um curso superior, quem não fez uma graduação acaba sendo deixado de lado, inclusive no aspecto financeiro.

Ter uma faculdade no currículo costuma ser um ponto que é levado em consideração por gestores na hora de conceder um aumento de salário ou uma promoção.

Além disso, há empresas que concedem aumentos de salário ou bonificações para funcionários de acordo com seu grau de escolaridade. Ou seja, conforme a pessoa vai incrementando a sua formação, seu contracheque aumenta junto.

Você busca uma vida financeira tranquila e saudável? Então pode ter certeza de que um curso de graduação no currículo vai fazer a diferença para as suas pretensões.

Porque facilita o networking

Além de ter as características pessoais e as habilidades técnicas necessárias para ocupar uma vaga, contar com uma boa rede de contatos também é importante para profissionais que buscam o trabalho dos seus sonhos. Nesse sentido, cursar uma faculdade pode ser um passo essencial.

Durante o curso de graduação, você terá a oportunidade de conhecer os mais diversos colegas de classe, professores e tutores. Essas pessoas, presenças constantes no dia a dia universitário, podem transcender o ambiente acadêmico e serem contatos valiosos na busca por um estágio ou emprego.

Muitos executivos de renome começaram a montar sua rede de contatos quando ainda eram estudantes e, graças a esse networking, conseguiram ocupar posições em que se destacaram de forma relevante no mercado.

Porque há a oportunidade de continuar os estudos no exterior

Muitos jovens acalentam o sonho de, em determinado momento da vida, passar uma temporada fora do país. É o seu caso? Saiba então que fazer um curso de graduação pode tornar esse desejo mais próximo da sua realidade. São várias as universidades que contam com parcerias internacionais.

Na prática, isso quer dizer que estudantes de graduação, dependendo do curso, podem optar por fazer parte dos seus estudos em uma universidade parceira no exterior. Além de ser um diferencial e tanto no currículo, essa experiência internacional costuma ser transformadora do ponto de vista pessoal também.

Fazer um curso de graduação é o primeiro passo para uma carreira longa e promissora, e a experiência universitária é transformadora em diversos sentidos. Enquanto cursa uma faculdade, você tem a oportunidade de conhecer pessoas diferentes que, no futuro, podem ser contatos essenciais para conseguir uma vaga na empresa em que deseja.

Mesmo durante o seu curso, é possível também realizar o sonho de cursar parte da graduação em uma universidade estrangeira — um diferencial e tanto no currículo. Ou seja, ter um diploma de ensino superior “debaixo do braço” é passaporte para conquistar as melhores vagas nas empresas, conseguir um upgrade no salário e prestar um ótimo concurso público.

Na hora de escolher o seu curso universitário, não deixe de levar em conta seus objetivos de carreira e características pessoais. O importante é encontrar um curso que permita o seu desenvolvimento como profissional e como pessoa e seja oferecido por uma universidade confiável, que tenha a infraestrutura que você precisa para se desenvolver.

Você pensa em fazer um curso de graduação? Conte para a gente nos comentários! E não não deixe de conferir as incríveis opções que o Centro Universitário Una oferece!

Deixar um comentário