Mercado de trabalho

Por que aprender espanhol é tão importante para minha carreira?

por-que-aprender-espanhol-e-tao-importante-para-minha-carreira.jpeg
Escrito por Ânima Educação

Em um mundo globalizado, é fundamental dominar uma língua estrangeira para se destacar no mercado de trabalho. Nesse contexto, a primeira coisa que vem a nossa mente é aprender inglês, certo? No entanto, a verdade é que, hoje, muitos brasileiros têm dado preferência para aprender espanhol, em virtude da sua similaridade com nossa língua materna, da nossa proximidade com muitos países falantes do espanhol e por se tratar de um idioma com grande influência no cenário mundial, tanto do ponto de vista acadêmico e profissional, quanto cultural.

Se você está pensando em aprender espanhol, mas ainda não sabe como este idioma pode ser vantajoso para a sua carreira, continue a leitura e confira alguns motivos para iniciar seus estudos, agora mesmo!

O espanhol é um dos idiomas mais falados no mundo

Você sabia que, atualmente, o espanhol é a segunda língua materna com o maior número de falantes no mundo, ficando atrás apenas do mandarim? Isso mesmo! Mais de 420 milhões de pessoas são falantes nativos do espanhol. Além disso, é o segundo idioma de comunicação internacional, atrás, somente, do inglês.

E além de ser o idioma oficial de 21 países, nos Estados Unidos, por exemplo, ainda há cerca de 19 milhões de pessoas que falam espanhol. Sendo assim, ao aprender espanhol, mesmo que haja algumas diferenças regionais na maneira de falar, você vai poder se comunicar com diversas pessoas ao redor do mundo!

Os países latino-americanos têm crescido economicamente

O Brasil mantém relações comerciais com a América Latina, com os EUA e Europa. Os nossos vizinhos latino-americanos, graças ao seu crescimento econômico, têm se tornado uma grande aposta para negócios e parcerias. Além disso, importantes organizações internacionais adotam o espanhol como uma de suas línguas oficiais, tais como a ONU, a UNESCO e o MERCOSUL.

Inclusive, o MERCOSUL é um dos principais motivos da valorização da língua espanhola, pois seus países-membros, com exceção do Brasil, têm o espanhol como idioma oficial. Esse bloco econômico representa várias empresas vinculadas ao Brasil, se você quiser participar de algum evento, trabalhar em uma franquia ou caso tenha a intenção de se mudar para um outro país do MERCOSUL, será imprescindível que você saiba espanhol.

Vale lembrar, também, que todos os países que fazem fronteira com o Brasil são falantes nativos do espanhol. Então, aprender este idioma é uma forma de fortalecer os laços com os nossos vizinhos latino-americanos.

A fluência na língua espanhola será um diferencial no seu currículo

Se você sabe falar inglês e acha que isso é o bastante para se destacar na sua carreira, está enganado! Hoje em dia, as pessoas que vão além da língua inglesa têm muito mais oportunidades de emprego. Isso porque grande parte das empresas dão preferência aos profissionais que agreguem maior valor ao negócio. Dessa forma, você estará à frente de seus concorrentes ao oferecer um conhecimento a mais, visto que o inglês já se tornou requisito básico no mercado de trabalho.

É importante saber que existem empresas que lidam diariamente com países onde o espanhol é língua oficial. Nesses casos, provavelmente, ocorrem reuniões em videoconferências, negociações, entre outras situações em que você deverá dominar o idioma.

É necessário pensar, também, na vida acadêmica. Para desenvolver novas habilidades e investir em um intercâmbio, por exemplo, dependendo do país que você escolher, como a Espanha — um dos destinos preferidos dos intercambistas —, será fundamental saber a língua espanhola.

O intercâmbio cultural será favorecido

Ao aprender espanhol, você poderá visitar muitos outros países, e esse tipo de experiência é bastante valorizada pelas empresas. Não pense que o “portunhol” é suficiente para você conseguir se comunicar, principalmente caso queira estabelecer uma conversa de verdade com os habitantes do país e aproveitar a diversidade cultural oferecida.

Além disso, você poderá aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura latina, sua história política e econômica, tornando-se ainda mais qualificado a pensar “fora da caixa”. Isto significa que você estará consciente acerca da realidade de outros países, tendo uma visão mais global do mercado, o que é um grande diferencial para as empresas — especialmente se você deseja trabalhar em uma multinacional.

A literatura espanhola é uma das mais importantes

A lista de autores renomados de língua espanhola é extensa e vale a pena conferir, ao menos, uma obra de cada um. Pablo Neruda, Julio Cortázar, Jorge Luis Borges, Miguel de Cervantes, Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa são apenas alguns exemplos dos mais talentosos escritores do mundo, ganhadores de Nobéis da Literatura, que se destacam pela sua qualidade e originalidade. Não seria o máximo ser capaz de ler tudo isso em seu idioma original?

A língua espanhola é importante não só para expandir o seu conhecimento literário, mas também para a vida acadêmica e profissional. Se você quer seguir a área de Medicina, Direito, Economia ou Engenharia, por exemplo, seja na graduação ou pós-graduação, há uma grande possibilidade da grade curricular apresentar uma bibliografia vasta em língua espanhola. Logo, ter um bom domínio do idioma será um grande passo para facilitar sua vida e fazer você se destacar!

Aprender espanhol pode ser mais simples para brasileiros

Para os brasileiros, o espanhol pode ser mais fácil de assimilar devido às suas semelhanças com o português em relação ao vocabulário, gramática e fonética. Entretanto, isso não quer dizer que você conseguirá se comunicar de forma eficaz sem nunca ter estudado. Para aprender qualquer idioma, é preciso esforço e dedicação, concorda?

Mas como há uma proximidade com a nossa língua materna, em apenas alguns anos, você poderá se tornar fluente no espanhol, sem maiores dificuldades! Além do mais, estudar a língua espanhola pode servir como porta de entrada para o aprendizado de outras línguas de origem latina, como o italiano e o francês. Essa é uma grande vantagem, não?

Depois desses 6 motivos, você já deve estar convencido da importância de aprender espanhol, certo? Não corra o risco de perder oportunidades profissionais, acadêmicas e culturais! Comece já os seus estudos! Curta nossa página no Facebook e não perca nossos posts do mundo universitário!

Deixar um comentário