Graduação Tecnológica

Graduação tecnológica em marketing: curso e carreira

Graduação_tecnológica_em_marketing_curso_e_carreira.jpg.jpeg
Escrito por Ânima Educação

Você procura por uma modalidade de curso que apresente otimização de tempo, inserção rápida no mercado e ainda que seja em uma área em grande expansão, com um mercado ávido por profissionais qualificados? Pois saiba que a graduação tecnológica em marketing atende a tudo o que você procura.

Hoje, o marketing é ferramenta indispensável para qualquer empresa (independentemente do porte e do segmento em que atua). Empresas que não investem na relação com o cliente e no valor da sua marca não conseguem competir com seus concorrentes.

O profissional de marketing é o grande responsável por estabelecer essa comunicação com o público-alvo, por entender suas expectativas e necessidades e por transformar tudo isso em estratégias que possibilitem às empresas  direcionar suas ações e seus produtos. Por isso, ele é tão visado pelas instituições.

O uso dos recursos digitais é outro responsável pela grande e crescente demanda por profissionais do marketing, pois estão criando novas relações e formas de consumo.

Já percebeu o quanto a área de marketing é promissora e por que as empresas têm pressa em contratar? Entenda como a graduação tecnológica em marketing pode, rapidamente, oferecer a qualificação que você precisa em um mercado aquecido.

O que é uma graduação tecnológica?

O maior diferencial da graduação tecnológica é o foco na prática e a otimização do tempo: em média, em dois anos, já se sai da faculdade com um diploma de curso superior e uma formação direcionada a uma área específica.

As temáticas das disciplinas geralmente são as mesmas estudadas nas modalidades bacharelado ou licenciatura; a diferença é que a grade curricular é voltada para a experiência — fato que faz toda a diferença para as empresas na hora de contratar os profissionais.

Prova da importância da graduação tecnológica são os consistentes investimentos que o governo vem fazendo nessa área: são cerca de 3.500 instituições de ensino, além das políticas governamentais com objetivo de expandir ainda mais essa modalidade.

Além dos investimentos do governo, outro fator demonstra a importância dos tecnólogos: o mercado de trabalho. As empresas vêm privilegiando os graduados na modalidade tecnológica nas suas contratações.

Como funciona a graduação tecnológica em marketing?

Em média, a duração dos cursos é de quatro períodos — ou dois anos — e a titulação é a de “Tecnólogo em Marketing”.

As disciplinas abordam dentre seus temas: comunicação, análise de cenários econômicos, empreendedorismo, comportamento do consumidor, direito empresarial e aplicado, planejamento estratégico, administração, custos e formação de preços, além de várias disciplinas voltadas para projetos interdisciplinares e aplicados.

Como atua o profissional de marketing?

O profissional de marketing é o responsável por elaborar as estratégias de uma empresa no que diz respeito à sua marca e ao trabalho de uma imagem positiva perante o seu público-alvo.

Para isso, elabora pesquisas de mercado, analisa o ambiente socioeconômico, estuda o perfil do cliente para otimizar sua comunicação com ele e para saber como atender às suas expectativas — uma vez que o consumidor, hoje em dia, está atento não só ao produto mas também aos valores da empresa.

Em quais áreas o profissional de marketing pode atuar?

  • Consultorias: assessorar empresas no lançamento de produtos, pesquisas e estratégias;

  • Planejamento Estratégico: coletar, analisar e interpretar dados do mercado, para servirem de referência no estabelecimento de estratégias e elaborar planos de marketing;

  • Pesquisa: apurar dados do consumidor como renda, escolaridade e hábitos de consumo, permitindo que se conheça o mercado antes do lançamento de um produto, além de analisar o impacto do produto lançado no mercado;

  • Merchandising: planejar a inserção publicitária do produto nos veículos de comunicação;

  • Inovação e Desenvolvimento de Produtos: além de renovar os produtos que já estão no mercado, pesquisar e identificar as necessidades do consumidor para desenvolver produtos ou serviços que atendam às suas expectativas;

  • Gerência de Produtos: planejar estratégias de venda de um produto desde seu lançamento até a chegada ao mercado.

  • Marketing Cultural e Esportivo: atuar, principalmente, em empresas que têm política de patrocínios culturais e esportivos, trabalhando com projetos de leis de incentivo.

Quais as oportunidades de trabalho em marketing?

A área em que o tecnólogo em marketing pode atuar é ampla e vem crescendo ainda mais. O profissional tem oportunidades de trabalho em empresas de qualquer ramo ou porte.

Além disso, ele pode atuar em agências de comunicação, institutos de pesquisa e órgãos públicos. A prestação de consultorias é outra possibilidade: assessorar pesquisas de mercado, bem como trabalhar a marca, o lançamento de produtos, definição de estratégias, público-alvo e perfil do consumidor.

A carreira independente também vem sendo a opção de diversos profissionais, que abrem suas próprias agências ou mesmo escolhem atuar como freelancer: como não falta trabalho, podem optar por ter mais liberdade, autonomia e flexibilidade.

Onde a área digital se encaixa neste mercado do marketing?

Não há como negar: o campo que mais desponta atualmente em crescimento e em oportunidades de trabalho é o da área digital. O crescente interesse das empresas pelas mídias digitais não está sendo acompanhado pela formação e pela qualificação dos profissionais, o que faz com que a área apresente carência dessa mão de obra específica.

Resultado: muitas vagas e esforço por parte das empresas em manter seus funcionários — o que significa bons salários e benefícios. A escassez é tanta que algumas empresas vêm até mesmo investindo na formação interna de profissionais, para direcioná-los para a área de marketing.

O crescente uso das mídias sociais, do comércio eletrônico e a necessidade de avaliar estas relações de consumo — além  do próprio mercado — vem fazendo com o que o profissional de marketing seja altamente requisitado para atuar nessa área.

Mercado de trabalho para o marketing: uma área em alta?

Além da demanda específica para a área digital, as empresas de todos os setores e portes vêm apresentado necessidades cada vez maiores por profissionais de marketing.

As grandes empresas sempre investiram no setor e vêm aumentando este espaço por conta do seu crescimento e pelo interesse em ganhar mais mercado. Empresas de pequeno e médio porte estão investindo cada vez mais nessa área, por já terem percebido que ninguém no mercado pode abrir mão das ações de marketing.

O setor de serviços é outro que vem lançando mão do marketing para melhorar sua comunicação com o cliente e investir na sua relação com ele. Como se pode ver, trabalho é o que não falta para os bons profissionais!

Entendeu por que o mercado tem pressa em contratar e também por que você precisa se qualificar o quanto antes? Conte para nós o que você pensa sobre a graduação tecnológica em marketing.

Deixar um comentário