Vida universitária

Estética e cosmética: o que vou aprender em uma graduação?

estetica-e-cosmetica-o-que-vou-aprender-em-uma-graduacao.jpeg
Escrito por Ânima Educação

Você que está terminando o Ensino Médio agora, já se imaginou trabalhando na área de beleza? Já pensou em fazer uma graduação em Estética e Cosmética? Essa é uma opção cada vez mais viável para quem quer ter uma formação bem estruturada a fim de seguir nesse campo de atuação.

O problema é que, por insegurança ou por não conhecer bem o curso, muita gente abandona a ideia ou investe em um curso técnico, perdendo a oportunidade de ter uma formação bem fundamentada e especializada.

Para você que ainda está na dúvida, nós preparamos este post com informações importantes sobre o curso de Estética e Cosmética. Descubra o que você vai aprender na graduação e como essa formação vai abrir as portas do mercado de trabalho. Confira!

Objetivos do curso de Estética e Cosmética

São vários os objetivos dessa formação. Entre eles, está a capacitação do aluno em atuar individual ou coletivamente em procedimentos estéticos e cosméticos.

O curso visa habilitar o profissional a aplicar tecnologias e técnicas da área, assim como planejar e implementar estruturas para atendimento aos clientes. Conhecer sobre elaboração, composição e aplicação de cosméticos também é parte dos objetivos desse curso superior. 

O profissional será capacitado não só a lidar com os procedimentos práticos, aprendendo sobre produtos, materiais e aplicações, como também a gerir o relacionamento com os clientes, finanças e gestão administrativa e de processos ligados à estética e cosmética.

Além dessa atuação, o aluno também aprenderá a desenvolver pesquisas e construir um conhecimento científico aprofundado, abrindo portas para atividades de docência como pesquisador e professor. 

Conteúdo do curso

Durante o curso, o aluno terá a oportunidade de aprender diferentes questões que se relacionam com o mundo da estética e dos cosméticos.

Há as aulas voltadas para o conhecimento acerca das práticas utilizadas nos procedimentos, como técnicas de drenagem linfática, maquiagem, limpeza de pele e cuidados com o cabelo.

Há também o conjunto de disciplinas que abordam questões biológicas e químicas desses procedimentos. Nessas matérias, o aluno vai aprender o funcionamento do corpo humano, das células, da pele e também da composição de cosméticos e produtos estéticos.

A terceira vertente curricular prepara o aluno para atuar no mercado de trabalho como gestor. São ensinadas noções de empreendedorismo, gestão de funcionários, atendimento ao cliente e marketing. 

Além dessa preparação, o curso também é direcionado para capacitar a trabalhar com as mais novas tecnologias e tendências do mercado de estética e cosméticos. Dessa forma, o aluno termina o curso com conhecimento e domínio sobre o que há de mais novo no ramo.

Em toda essa formação é desenvolvido um olhar mais cuidadoso sobre a profissão e sobre o comprometimento ético do profissional. Além disso, atravessa a formação discussões sobre as dimensões sociais, culturais e histórias em relação aos cuidados estéticos.

Diferenças entre a graduação e o curso técnico

Você deve estar se perguntando qual a diferença da graduação para o curso técnico em estética e cosmética e se vale realmente a pena fazer esse curso. 

As principais diferenças estão no aprofundamento das práticas e na qualidade do conhecimento. Enquanto no curso técnico o aluno só aprende as técnicas, na graduação você tem a oportunidade de entender como os procedimentos atuam, inclusive em níveis biológico, físico e químico.

O conhecimento sobre o corpo humano e composições de cosméticos aprendidos na graduação são fundamentais para a realização de um trabalho mais confiante e seguro. É também a partir desse conhecimento que o profissional consegue inovar e estudar as melhores estratégias de cuidado com seu cliente. 

Outra diferença entre os cursos é que, com a graduação, o aluno estará apto a acompanhar e desenvolver projetos em produção de cosméticos e procedimentos estéticos. 

Isso vai ajudar o profissional a selecionar, indicar e utilizar as melhores técnicas e os melhores produtos de acordo com cada caso. 

O que essas diferenças mostram, no final das contas, é que a graduação em Estética e Cosmética amplia as oportunidades de atuação do profissional em relação ao curso técnico.

Atuação profissional

Mas você deve estar se perguntado: com toda essa formação e capacitação, como o aluno formado em Estética e Cosmética vai atuar no mercado de trabalho? 

Ele pode trabalhar como profissional autônomo ou em equipe multidisciplinar, que envolva dermatologistas, cirurgiões plásticos, nutricionistas e outros profissionais da saúde.

Abrir o próprio negócio também é uma opção! Individual ou coletivamente, o profissional poderá trabalhar com seus próprios clientes ou em centros estéticos, clínicas, spas, academias, hotéis ou outros espaços relacionados a promoção da saúde e bem-estar.

Além de atuar realizando procedimentos estéticos propriamente ditos, o profissional também poderá trabalhar com a produção e avaliação de cosméticos.

Para os interessados na carreira universitária, a graduação é o primeiro passo para seguir como professor ou pesquisador. 

Mercado de trabalho

O mercado da beleza e dos cosméticos está em ascensão, principalmente no Brasil. Isso aponta para uma demanda crescente de profissionais.

Profissionais qualificados em estética são cada vez mais procurados. A mão de obra apenas técnica e pouco especializada é bem mais numerosa, fácil de ser encontrada, porém, tem sido rejeitada por clientes que procuram por profissionais em que possam confiar mais. 

Além disso, o ritmo de transformações técnicas e tecnológicas é intenso. Produtos e procedimentos são lançados frequentemente, e o profissional precisa acompanhar essas tendências do mercado e da ciência. Por isso, a formação completa é tão necessária. 

Como um mercado em ascensão que pede por mão de obra especializada, os graduados em Estética e Cosmética encontram um caminho profissional promissor quando terminam o curso.

Dessa forma, fazer esse curso é uma grande oportunidade de ingressar no mercado da beleza e bem-estar de forma qualificada, podendo exercer a profissão com mais segurança e credibilidade.

O curso de Estética e Cosmética, como apresentamos, oferece uma formação que vai além de aprender técnicas estéticas. A formação passa por uma preparação para lidar com o mercado de trabalho, um conhecimento específico sobre o corpo humano e sobre os processos de produção e aplicação de cosméticos.

Isso sem falar, é claro, na capacitação para lidar com as mais novas tendências do mercado. A completude e profundidade dessa formação é o que vai garantir o sucesso do profissional no mercado de trabalho.

Gostou das informações e acha que este post será útil também para os seus amigos? Então, compartilhe nas redes sociais!

Deixar um comentário