Empreendedorismo

Entenda o que é um influenciador digital e qual o seu papel

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Escrito por Ânima Educação

Em todas as épocas, existem pessoas que exercem influência sobre as demais. Elas são os chamados formadores de opinião. São celebridades ou profissionais de destaque em determinadas áreas – ou até mesmo dentro de uma empresa – que têm a capacidade de influenciar as escolhas e a opinião de outras pessoas. 

Hoje, este papel pertence ao chamado digital influencer, ou influenciador digital. São personalidades da internet que têm um número grande de seguidores em redes sociais, blogs e diversos outros canais. 

Através dessas redes, eles conseguem divulgar empresas, produtos e serviços com grande facilidade. Por isso, as grandes marcas têm investido cada vez mais em parcerias com personalidades da internet.

Como identificar um influenciador digital?

Os influenciadores digitais são identificados através dos números das suas redes sociais, pois geralmente têm uma grande quantidade de seguidores. Com isso, eles conseguem estabelecer uma relação de confiança com um número expressivo de pessoas. 

Quanto maior o número de seguidores em plataformas como Youtube, Facebook ou Instagram, mais os digital influencers chamam a atenção dos investidores. 

Vale ressaltar que são inúmeras as pessoas que recebem este título hoje no universo da internet. Entretanto, nem sempre elas são capacitadas para prestarem este tipo de serviço para seu público e para as marcas. Existem algumas características que podem auxiliar na hora de identificar um verdadeiro influenciador digital. Confira:

  • Qualidade e quantidade de seguidores: o número de followers (seguidores) dos influenciadores digitais nas redes sociais está diretamente ligado ao alcance que eles têm. Então, quanto maior o número melhor, certo? Nem sempre! É importante observar se esses seguidores realmente acompanham o trabalho do influenciador digital, ou se são apenas números.

  • Interação com os seguidores: é importante observar qual a relação que o influenciador digital estabelece com seu público. Quanto maior a confiança e o diálogo estabelecidos entre as partes, maior é o alcance do digital influencer. É válido observar, também, se há comentários positivos ou muitas críticas em relação ao seu trabalho.

  • Credibilidade: este é um dos pontos mais importantes quando falamos de influenciadores digitais. As pessoas devem confiar na sua opinião e no seu trabalho, e este tipo de relação só é construída ao longo do tempo. Portanto, vale a pena pesquisar se aquele influenciador digital é capaz de passar credibilidade para o seu público ou não.

Por que as marcas investem nos influenciadores digitais?

Os influenciadores conseguem atingir um grande número de pessoas de maneira fácil e rápida. Por isso, as marcas têm investido cada vez mais em parcerias como forma de criar uma ponte entre a marca e seu público-alvo. 

As empresas perceberam que os influenciadores digitais têm impacto direto sobre seus seguidores. Além disso, o custo de enviar um produto para uma blogueira testar, por exemplo, é mais baixo do que o de produzir um comercial para televisão.

Uma das estratégias utilizadas é verificar o nicho de mercado que o digital influencer domina. Assim, as marcas conseguem perceber se eles são adequadas para seu público-alvo ou não. Blogueiras e Youtubers de beleza, por exemplo, fazem grandes parcerias com marcas desse nicho. 

É claro que existem influenciadores que cobram um preço alto na hora de realizar parcerias. Cabe à marca verificar qual a melhor estratégia e o preço a se pagar por este serviço. 

Outro ponto a se considerar é que um produto que tem seu nome atrelado a determinado influenciador digital ganha outro status no universo da internet, já que eles podem até mesmo mudar os padrões de consumo do das pessoas que os seguem. 

Eles realmente são capazes de influenciar?

Sim, eles são! A capacidade de influenciar seus seguidores é real e comprovada pelas marcas. Um produto que tem seu nome atrelado a determinado digital influencer ganha outro status no universo da internet. O mesmo acontece com lojas, serviços e locais que eles costumam frequentar.

A Rakuten Marketing Internacional, do Reino Unido, realizou um estudo que comprovou esta interferência nos padrões de consumo. Segundo a pesquisa, 30% dos pais entrevistados admitem que estão mais propensos a comprar um determinado produtos para seus filhos caso ele esteja atrelado a algum influenciador digital. 

Esta mudança no comportamento acontece, segundo a Rakuten Marketing Internacional, porque as pessoas querem saber mais sobre a qualidade dos produtos e se eles realmente funcionam, e não somente características técnicas ou informações divulgadas pelas marcas.

Uma alternativa encontrada pelos consumidores foi buscar os relatos dos blogueiros e Youtubers na internet. Desta maneira, elas podem ter acesso a relatos de consumidores reais sobre o que elas desejam ou não comprar. Esta cultura foi crescendo cada vez mais ao longo dos anos, e a tendência é aumentar, principalmente com a facilidade que elas têm, hoje, em acessar a internet. 

Este tipo de transformação afeta todo o sistema de marketing ao qual as empresas estavam acostumadas. Se antes elas tinham apenas uma ou duas plataformas de divulgação, hoje são inúmeras as possibilidades presentes na internet. Isso pode ser aproveitado de forma positiva ou negativa, já que na internet as reações são imediatas e sempre em grande escala.

Quando um influenciador digital faz uma crítica negativa a um produto, por exemplo, essa crítica também impacta seus seguidores. O mesmo acontece quando a marca escolhe alguém que não tem as características necessárias para representar o seu produto ou não desenvolve um trabalho com seriedade. 

Prontamente, o público responde com críticas tanto à empresa e aos seus produtos, quanto ao influenciador digital que se comprometeu a divulgar uma marca com a qual não se identifica de fato.

Vale a pena prestar atenção neste nicho de mercado que tem crescido exponencialmente ao longo dos anos. O número de digital influencers tem aumentado significativamente, e eles se tornam cada vez mais populares.

Até hoje, você poderia até não saber ainda o que eram e o que faziam os influenciadores digitais, mas, com certeza, já consumiu algum conteúdo ou produto divulgado por eles.

Gostou de saber mais sobre os influenciadores digitais? Quer começar a ser um? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais, divulgue essa ideia e deixe seu impacto no mundo digital.

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