Vida universitária

Conheça 7 especializações em Pedagogia que você pode fazer

conheca-7-especializacoes-em-pedagogia-que-voce-pode-fazer.jpeg
Escrito por Ânima Educação

Periodicamente, o Ministério da Educação (MEC) divulga suas estatísticas sobre nível superior no Brasil. Muitos dados são alterados, mas só uma coisa parece estar imune ao tempo: o curso de Pedagogia está sempre nos primeiros lugares entre as graduações com maior procura no país.

No último Censo da Educação Superior, por exemplo, divulgado no final de 2015, Pedagogia aparece como o 3º curso com maior número de matrículas anuais e o 2º com maior número de concluintes. Paradoxalmente, no entanto, a maioria dos estudantes ainda desconhece a diversidade de campos de atuação da área, bem como as diversas especializações em pedagogia que vão muito além da sala de aula.

Se você está pensando em escolher essa graduação, mas também achava que suas possibilidades de trabalho se limitariam à educação infantil, vale a pena separar 3 minutos para conhecer abaixo algumas áreas pouco conhecidas em que um profissional de Pedagogia pode atuar!

Pedagogia Hospitalar

Eis aí uma especialização em pedagogia desconhecida até mesmo por muitos calouros da área. A Pedagogia Hospitalar desenvolve ações educacionais com crianças e adolescentes enfermos ou hospitalizados, o que envolve um conhecimento aprofundado não somente de metodologias de ensino mas também do comportamento humano e das técnicas de aprendizado que podem ser trabalhadas respeitando as limitações físicas e motoras de cada paciente.

A fragilidade emocional, característica comum a esse perfil de estudante, também será levada em conta na formação desse profissional, visando extrair o máximo das potencialidades dos alunos dentro de suas particularidades. Sem dúvida, a mais sensível e humana das dimensões da Pedagogia.

Treinamento de Recursos Humanos

Vamos mudar de assunto radicalmente, saindo da dimensão humanística para falar das necessidades do competitivo mercado de trabalho. Sim, nas grandes corporações há também espaço para o pedagogo. Na verdade, não se trata apenas de ter espaço: o investimento no Capital Humano e no aperfeiçoamento profissional é imprescindível, independentemente de vivermos em uma era de automatizações.

A questão é que não importa o quanto a inteligência artificial esteja desenvolvida e a automação esteja presente nas tarefas de uma empresa. Na era da mobilidade, dados, todos têm. O que faz uma empresa verdadeiramente competitiva é ter material humano para transformar essas informações em informação gerencial à companhia, algo que se consegue com capacitação e aprimoramento constante. E aqui entra a figura do pedagogo.

A especialização em Pedagogia focada em treinamento de recursos humanos é hoje uma das mais demandadas pelos estudantes, tendo em vista os melhores salários e as possibilidades de crescimento na área. Nessa seara, o profissional vai trabalhar com a elaboração de projetos de capacitação, desenvolvimento de conteúdos programáticos para preencher gaps de eficiência na empresa, além de atuar na criação de materiais e na formatação de cursos para melhorar o desempenho dos funcionários, sua autoestima e motivação.

Próxima, mas não sinônimo, é a chamada Pedagogia Empresarial, em que o profissional não se limita apenas ao treinamento, mas expande suas funções na empresa, sendo um dos responsáveis na Gestão de Pessoas pela identificação, seleção e desenvolvimento dos colaboradores na companhia.

Você achou que se cursasse Pedagogia estaria virando as costas para as grandes empresas? Espero que tenha se animado com a notícia! O universo do ensino é necessário em todos os âmbitos, não somente no ambiente escolar!

Psicopedagogia

O psicopedagogo é o profissional incumbido de investigar as causas (implícitas ou explícitas) que levam os estudantes a obterem resultados satisfatórios no processo de aquisição do conhecimento. Este profissional será treinado para estar apto a identificar as dificuldades e transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, utilizando conhecimentos de áreas como Didática, Psicologia e Sociologia.

Educação Especial

Educação especial é aquela desenvolvida para educandos deficientes. Uma pesquisa recente sobre o assunto, pela feita Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com 18 mil estudantes, professores, funcionários e pais, em 501 escolas em todo o Brasil, revelou que 96,5% dos entrevistados admitem o preconceito contra pessoas com deficiência. A reversão desse quadro depende diretamente da atuação de profissionais com especializações em pedagogia ligada à educação inclusiva.

A inserção desse perfil de estudante na rede pública ou privada de ensino exige a implementação de uma gama de ações pedagógicas para efetivar a interação harmônica entre estudantes com e sem tais necessidades, o que explica a existência de diversos cursos de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva. O campo nessa área é amplo, de ONGs a instituições públicas e privadas de ensino.

Planejamento Metodológico de Livros Didáticos/Organização de Cursos a Distância

Embora não haja uma pós-graduação nessa área, trata-se de mais um viés profissional que um Pedagogo pode trilhar. O pedagogo pode atuar em editoras, na elaboração de materiais didáticos para o ensino fundamental e livros infantis. Nas principais editoras do país, existe um grande contingente de profissionais da área, especializados na coordenação e na elaboração de materiais educativos diversos. Mais uma área interessante para quem pensar em fazer Pedagogia!

Orientação Educacional

No caso da orientação educacional, o profissional atua como intermediador entre docentes e alunos na formação e no aperfeiçoamento das redes de ensino. Neste caso, haverá o acompanhamento individual ou em grupo dos estudantes, ordenando e integrando as muitas variáveis que exercem influência sobre o processo de aprendizado. Já conhecia as especializações em Pedagogia na área de Orientação Educacional?

Coordenação ou Supervisão de Ensino/Direção Escolar

Por fim, mas não menos importante, eis uma das áreas mais conhecidas e cobiçadas pelos formados em Pedagogia, especialmente por ser um viés de remuneração interessante. A supervisão/coordenação/direção escolar é incumbida do planejamento e da gestão educacional, atuando ativamente na articulação, no gerenciamento e no acompanhamento das ações pedagógicas nas escolas. Trata-se de um agente de transformação e colaboração no desenvolvimento da aprendizagem.

Você pode trilhar todos esses caminhos ou simplesmente lecionar na pré-escola ou no Ensino Fundamental I. Percebeu agora que as possibilidades são extensas, certo? O mais importante é escolher uma universidade de alto padrão, que lhe forneça as ferramentas necessárias para desenvolver sua carreira com sucesso!

Agora que já conheceu algumas das especializações em Pedagogia, que tal seguir o Centro Universitário Una nas redes sociais e continuar sempre se atualizado sobre tudo o que se refere a mercado de trabalho, carreira e vida universitária?

Deixar um comentário