Mercado de trabalho

Como ter uma carreira de sucesso em Arquitetura

Como_ter_uma_carreira_de_sucesso_em_Arquitetura.jpg.jpeg
Escrito por carlos.camara

Não é nenhuma novidade que o sonho de qualquer profissional é ter uma carreira de sucesso, certo? A grande questão, no caso, é como alcançar os resultados para ter uma trajetória brilhante no mercado de trabalho. Hoje, vamos falar especificamente sobre os estudantes de Arquitetura que estão em busca de formas de garantir um lugar de destaque em relação aos concorrentes.

Além de estudo, persistência e dedicação, algumas estratégias podem ajudar esses futuros profissionais a terem mais sucesso na carreira de Arquitetura e se destacar. Continue lendo este post e confira:

Como se preparar para ter uma carreira de sucesso durante a faculdade

Dedique-se aos estudos

Durante a faculdade, é muito importante se dedicar com afinco aos estudos. Ao contrário de grande parte dos cursos, que geralmente pertencem a uma das áreas de estudo (Humanas, Exatas ou Biológicas), o curso de Arquitetura é peculiar.

Ele envolve 2 áreas de conhecimento: as Ciências Humanas — com o estudo da arte, do paisagismo, da beleza, entre outros — e as Ciências Exatas — com o estudo da Matemática e da Física. Por isso, é muito importante ler, desenhar, fazer projetos etc.

Desenvolva a habilidade de desenhar

Outro ponto fundamental no curso de Arquitetura é o desenho. Muitas pessoas, inclusive, optam pela carreira de Arquitetura justamente por terem o dom de desenhar e fazerem bem isso desde a infância.

No entanto, se você tem o sonho de ser arquiteto, mas não se sai tão bem quanto gostaria na hora de desenhar, não é preciso desespero! Tanto na internet quanto em instituições é possível fazer cursos de desenho que vão auxiliá-lo a desenvolver essa habilidade.

Busque um estágio

O estágio é uma excelente forma de começar a compreender como funciona o mercado de trabalho ainda durante os estudos. Além disso, é uma oportunidade de começar a praticar o que está aprendendo nas aulas, de fazer contatos e até conseguir um emprego ao se formar.

Procure oportunidades em escritórios de arquitetura, onde você poderá ser contratado posteriormente, além de adquirir experiência caso deseje abrir seu próprio espaço depois de se formar.

O que fazer depois de ingressar no mercado de trabalho

Identifique a área em que quer atuar

A arquitetura oferece várias possibilidades profissionais. É possível, por exemplo, atuar como paisagista, em um trabalho voltado para a botânica e para o cuidado das áreas externas dos projetos, como os jardins e as fachadas.

Para quem gosta da parte mais técnica, é possível trabalhar na elaboração dos projetos ao lado de engenheiros, atentando-se para as normas, sem se esquecer, é claro, dos desejos do cliente. Já quem aprecia a história e a arte pode atuar na área de restauração de monumentos antigos.

Para estabelecer em que área trabalhar, avalie suas aptidões, aquilo que mais gosta de fazer e em que o retorno financeiro seja viável.

Estabeleça um público-alvo

Certamente todos os anos vários arquitetos saem das faculdades para o mercado, o que torna a concorrência enorme. Mas se você se especializar e se dedicar a um público-alvo exclusivo, certamente terá demanda certa e poderá cobrar mais por oferecer um serviço único e personalizado, pois se tornará referência naquele assunto.

Conheça o seu público-alvo

Não adianta definir um nicho de mercado para trabalhar sem conhecer o seu público. Depois de escolher a área em que vai atuar, vá em busca de informações sobre seus potenciais clientes.

Você pode usar ferramentas de pesquisa disponíveis na internet ou contratar empresas especializadas em pesquisas para conhecer o seu público e descobrir o que ele quer, para então traçar sua estratégia de trabalho.

Planeje

O planejamento estratégico é uma ferramenta de trabalho essencial para qualquer empresa ou empreendedor que quer ter sucesso em seu negócio. Procure um especialista em planejamento estratégico ou busque informações sobre como montar seu próprio planejamento e coloque a mão na massa.

O planejamento prevê as ações a serem realizadas, o público a ser alcançado, as estratégias a serem usadas, as eventuais crises e ameaças, e como aproveitar as oportunidades. Ele também é muito importante com relação à saúde financeira de qualquer negócio, pois é por meio dele que são previstos os investimentos e retornos.

Divulgue

Se você já definiu seu público-alvo e como vai trabalhar para alcançá-lo, é hora de divulgar seu trabalho. Para definir uma estratégia de comunicação, é fundamental saber onde o seu público está.

Por exemplo: são jovens que estão na internet ou são pessoas mais velhas, que preferem se informar lendo jornais e assistindo televisão? Independentemente do público-alvo, ter um site é uma ótima ferramenta de comunicação, pois lá você poderá mostrar seu portfólio e contatos e permitir ser encontrado.

Para melhorar ainda mais a comunicação, você também pode criar um blog, no qual vai compartilhar posts sobre arquitetura com seu público, adicionando mais um diferencial ao seu trabalho.

Conteúdo de qualidade e com frequência é essencial para que o público sempre volte à sua página e até indique aos amigos. E, além de pensar em que meios divulgar seu trabalho, pense também na linguagem adequada ao seu público e tenha a inovação e a criatividade como parceiras!

Busque parceiros

Trabalhar com parcerias, seja para indicação ou até mesmo para a realização de trabalhos em conjunto, é mais uma excelente ferramenta para alcançar o cliente. Bons exemplos de parceiros para arquitetos são as lojas que vendem produtos que serão usados no seu projeto.

Além disso, para quem está começando uma carreira, é essencial buscar o auxílio de quem já tem mais experiência. Então, não tenha vergonha de ligar para o seu ex-professor de faculdade, por exemplo, para tirar uma dúvida ou pedir uma opinião.

Seja flexível e paciente

Embora o cliente, na maioria das vezes, não tenha nenhum conhecimento sobre Arquitetura, é natural que ele queira dar “pitacos” no projeto. Por isso, para ter uma carreira bem-sucedida, é essencial ter paciência, ouvir o cliente e estar aberto a mudanças.

Você não deve abrir mão do seu estilo e conhecimento, mas não deve ser irredutível. É preciso ter bom senso para fazer um bom trabalho e deixar o cliente satisfeito; afinal, é ele quem vai pagar a conta.

Qualidades essenciais a todo bom arquiteto

  • Gostar de desenhar e projetar.

  • Ser criativo.

  • Apreciar a arte.

  • Ter domínio sobre matemática e física.

  • Ser um bom comunicador para ser entendido e, ao mesmo tempo, compreender o que o cliente deseja.

  • Saber priorizar a vontade do cliente sem perder o seu estilo.

Você já segue algum desses passos para ter uma carreira de sucesso em Arquitetura? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar mais alguma dica? Então, deixe o seu comentário no post!

Deixar um comentário