Mercado de trabalho

Como ter sucesso na sua carreira como publicitário

como-ter-sucesso-na-sua-carreira-como-publicitario.jpeg
Escrito por Ânima Educação

Você já concluiu o ensino médio e está naquele momento importantíssimo de decisão (e de muitas dúvidas) em relação ao seu futuro profissional. Afinal, que carreira seguir? Se você vive esse dilema e a área de publicidade e propaganda chama sua atenção, leia esta postagem.

Aqui, mostramos como você pode se dar muito bem nessa área — e, então, você pode ter certeza sobre a sua escolha. Acompanhe:

A área

A área de publicidade é a responsável por criar, avaliar e divulgar as campanhas publicitárias. Essas campanhas podem ser veiculadas em diferentes lugares, como jornais, revistas, rádio, TV e internet — sendo que essa última tem se revelado um ótimo campo para a atuação.

O profissional formado também pode atuar dentro de empresas, decidindo quais estratégias de comunicação e marketing tomar ou, ainda, prestar assessoria a marcas e pessoas. Como você pode perceber, a área de atuação é bem ampla, diversa e pode ser bem divertida!

Como lida diretamente com o estímulo ao consumo e com a divulgação de marcas, a publicidade é uma área muito promissora, principalmente no Brasil. O país já recebeu várias premiações e reconhecimento internacional por sua inovação e criatividade.

Além disso, a área promete continuar se desenvolvendo com o passar do tempo, principalmente por meio do marketing digital.

Como ter sucesso

Bem, você deve estar pensando o que um profissional precisa ter para ter sucesso nessa carreira, certo? Nós listamos alguns pontos:

Seja inovador

Quem quer trabalhar com publicidade e marketing precisa ter a criatividade e a inovação um pouco acima da média. Afinal de contas, você vai lidar com isso diariamente, e essa é uma atribuição muito importante, até porque um publicitário cria peças e oferece soluções inovadoras.

Embora muitas pessoas levantem que a inovação e a criatividade sejam talentos, com um pouco de esforço, você consegue desenvolver essa habilidade!

Faça um estágio

Ter a noção técnica aliada à prática é um grande benefício e diferencial para o mercado. Além disso, como você pode atuar em diversas áreas dentro da publicidade, o estágio é um período de experimentação, tempo em que você pode tentar a vida na agência e nas grandes corporações para decidir com qual delas você se identifica mais.

Quem já fez estágios e tem noção e experiência também costuma conseguir melhores colocações do mercado, pois o recrutador entende que ele tem certa experiência. Além do estágio, as faculdades também oferecem outras oportunidades de alavancar sua carreira.

Siga sempre se especializando

A área de publicidade é muito viva e está sempre mudando. Portanto, é muito importante estar atualizado e estudar sempre. Assim você está sempre por dentro das novas tecnologias, tendências de mercado e relacionamento com os clientes.

Dessa forma, você consegue elaborar tudo com bem mais foco e propriedade. Sem contar que corre menos risco de fazer aquelas propagandas atrasadas que não agradam nenhum cliente.

Trabalhe em equipe

As equipes de comunicação e marketing precisam trabalhar juntas muitas vezes, principalmente no processo de criação de alguma campanha ou novo mote. Outro ponto importante é que as áreas são bem relacionadas, fazendo com que a interface com outros profissionais seja muito necessária. Então, o trabalho em equipe é muito importante e valorizado para quem quer seguir carreira como publicitário.

Arrisque no diferente

As campanhas e criações bem sucedidas ousaram na diferença. Se quiser seguir o mesmo caminho, é muito importante dar destaque aos detalhes e fazer com que o seu cliente reconheça isso. Tudo que a sua empresa vende é que um adicional daquilo que é oferecido por seus seus candidatos pode ser considerada uma vantagem competitiva.

Seja honesto

Vender e não entregar o prometido é um grande problema e pode trazer muita dor de cabeça. Portanto, não se esqueça de ser muito honesto. Claro que você deve vender seu produto ou serviço da melhor maneira possível e atrair clientes em potencial, mas nunca faça isso mentindo. Não se esqueça de que os consumidores são exigentes e sabem diferenciar muito bem aquilo que é eficiente e o que só promete.

Invista no seu lado artístico

Um profissional que domine diversos softwares tem um grande diferencial, não é? E isso vale para tudo dentro da área que você puder dominar: tecnologias, técnicas de desenho, projeção etc. Quanto mais você souber, mais pode ajudar e mais utilidade existe no profissional que você vai se formando.

Pesquise sobre o seu cliente

Conhecer seu público-alvo é fundamental para o sucesso do seu negócio. Imagine-se desenvolvendo uma grande campanha focada para um público que não tem relação nenhuma com seu produto/serviço? É muito importante saber para quem você está trabalhando, o que você deve fazer para atingir e cativar esse público. Além disso, esse ponto faz total diferença na hora de sugerir alguma solução de problema.

Procure oferecer soluções

O que as pessoas buscam por soluções e uma vida mais prática e cômoda. E o que você ou sua empresa oferecem? Desenvolva projetos focados em oferecer soluções aos seus diversos públicos, como clientes, colegas de trabalho, chefes etc. Para conseguir se organizar melhor, você pode anotar tudo em um caderno ou anexar em uma pasta, detalhando todos os processos e fazendo com que todos enxerguem e compreendam as soluções que você oferece!

Invista em marketing digital

Como já falamos, as pessoas vivem cada vez mais conectadas. Elas estão sempre se relacionando a outras pessoas, procurando por algo na internet, interagindo nas redes sociais e outras diversas ferramentas. Para atingir seu público e fazer um marketing de sucesso, você precisa investir em marketing digital.

Campanhas no Facebook, como o Facebook Ads, palavras de busca no Google, blog com produção de conteúdo, tudo isso ajuda as pessoas a encontrarem a sua marca e te posiciona melhor. Portanto, se você quiser ser bem-sucedido, não pode ficar de fora do marketing digital.

Agora você tem em mãos algumas ideias que podem direcionar você a ter sucesso na carreira. Como você pode perceber, depende muito mais de você que dos outros fatores, então é hora de arregaçar as mangas e trabalhar duro!

Caso você tenha alguma dúvida ou questionamento sobre como ter sucesso na carreira de publicitário, deixe um comentário. Participe e compartilhe as suas questões com a gente!

 

Deixar um comentário