Vida universitária

Como estudar para o vestibular? Aprenda 14 dicas infalíveis

como-estudar-para-o-vestibular-aprenda-14-dicas-infaliveis.jpeg
Escrito por carlos.camara

Investir em uma preparação constante e consistente ao longo do ano é o segredo para ter o melhor desempenho no vestibular. Planejamento, organização e, principalmente, dedicação aos estudos fazem a diferença na hora de fazer as provas e aumentam consideravelmente suas chances de ser bem-sucedido e conquistar a tão desejada vaga na universidade.

Criar um plano de estudos, gerenciar bem o tempo, treinar a redação e atualizar seus conhecimentos são algumas práticas infalíveis para você se sair bem nos exames. Veja como estudar para o vestibular:

Crie um cronograma de estudos

Criar um cronograma de estudos é o primeiro passo para uma preparação eficaz para o vestibular. O ideal é que esse cronograma seja diário, de segunda-feira a domingo, e que preveja horários de aula, estudo em casa e descanso. Manter uma rotina de estudos constante é prática essencial para alcançar bons resultado na prova, mas, tão importante quanto isso, é reservar no calendário períodos de descanso para relaxar e curtir os amigos.

Gerencie bem o seu tempo

Ter um bom gerenciamento de tempo ajuda a manter os estudos em dia e a não deixar nada de fora. No seu cronograma de estudos, estipule o tempo que será dedicado ao estudo de cada matéria e tema e siga à risca aquilo que foi planejado. Respeite também os seus momentos de descanso, que são importantes para você se recuperar e conseguir se dedicar na próxima rodada de estudos.

Atualize seus conhecimentos

Além de assistir às aulas e ler livros e apostilas, manter-se atualizado é passo essencial para se dar bem nas provas de vestibular. Jornais, revistas, sites de notícias e até mesmo blogs são importantes fontes de informação e ajudam a manter seus conhecimentos em atualidades em dia.

Treine a redação

A redação é parte importante da sua nota no vestibular. Tente escrever pelo menos uma vez por semana. Peça para o professor do colégio ou do cursinho avaliar o texto. Caso não tenha essa possibilidade, recorra a um amigo ou familiar para ler o que você escreveu, apontar os acertos e os possíveis erros.

Tenha dedicação

Passar o ano apenas assistindo às aulas e deixar para estudar as matérias na última semana antes da prova definitivamente não é a melhor alternativa. Você só vai se estressar e absorver apenas uma pequena parte do conteúdo. Para passar no vestibular é preciso dedicação.

Invista tempo nessa tarefa sempre tendo em mente o seu objetivo final, que é entrar para a universidade. Estude durante o ano inteiro e, quando estiver chegando perto da prova, você poderá se concentrar apenas em revisar o que já foi estudado.

Estude em casa

Assistir as aulas não basta. Para se preparar bem para o vestibular também é importante investir nos estudos em casa. Crie seu plano de estudos dividido por matérias e temas, siga o cronograma e aumente suas chances de ingressar em uma universidade.

Identifique as dificuldades

Muitos estudantes têm a tendência de concentrar seus estudos apenas nas matérias que têm mais afinidade. Não faça isso. Para conquistar a tão sonhada vaga, alguns esforços serão necessários. Eles incluem priorizar, em determinados momentos, as matérias em que você precisa ter mais conhecimento, mesmo que não sejam as suas favoritas.

Tenha uma alimentação adequada

Comer bem é parte essencial da preparação para o vestibular. Busque manter uma alimentação equilibrada, com frutas, verduras, legumes e outros alimentos que deem a energia que você precisa para os estudos. Praticar exercícios físicos é outra forma de dar um chega para lá no estresse e conseguir focar nos estudos.

Durma bem

Ter boas horas de sono também é um passo importante na preparação para o vestibular. Afinal, você precisa estar disposto e desperto para conseguir absorver todo o conteúdo necessário. Dependendo da sua rotina, o indicado é estudar até 21h45 e deitar, no máximo, às 22h.

Ao dormir relativamente cedo, você aumenta suas chances de ter um sono tranquilo, acordar bem disposto e conseguir assistir às aulas com a concentração necessária.

Estude em grupo

Programar algumas sessões de estudo em grupo pode ser positivo para sua preparação. Um amigo pode ajudar em uma matéria que você tem dificuldades e vice-versa. Ao explicar um conteúdo para outra pessoa, você treina a sua memória e fixa ainda mais as informações.

No entanto, para que a prática seja realmente válida, é importante manter o foco nos estudos e não dispersar. Para isso, crie grupos de estudo de, no máximo, 5 pessoas.

Treine com as provas de vestibulares passados

Quando as provas estiverem se aproximando, a partir do segundo semestre, o ideal é inserir no seu cronograma de estudos, uma vez por semana, de duas a três horas para resolver questões de vestibulares passados para treinar seus conhecimentos.

Faça simulados

Fazer um simulado por mês é uma forma de medir seu conhecimento e saber quais são suas principais dúvidas em determinada matéria. Além disso, o simulado também ajuda a treinar o momento da prova. É possível fazer simulados em casa também. Basta baixar provas antigas e criar um ambiente que simule um vestibular de verdade, sem consulta de material e tempo restrito.

Revise os conteúdos antes da prova

De três a quatro semanas antes das provas, você deve investir na revisão do conteúdo que já estudou. Caso sinta dificuldade em determinado tópico, redobre os estudos naquela área.

Mantenha a organização em dia

Uma área de estudos organizada faz toda a diferença na preparação para o vestibular. Você ganha tempo porque sabe exatamente onde está todo o material que precisa para estudar e fica mais calmo para se concentrar naquilo que realmente importa.

Ao saber como estudar para o vestibular, você aumenta suas chances de se sair bem nas provas e conquistar a tão almejada vaga no curso de graduação dos seus sonhos. Além de absorver o conteúdo, é importante manter o emocional em dia para ter a calma necessária para resolver as questões da melhor forma possível na hora da prova.

Está se preparando para entrar em uma faculdade? Não deixe de conhecer o vestibular da Una, o melhor centro universitário privado de Minas Gerais!

 

Deixar um comentário