Mercado de trabalho

Carreiras em alta: conheça os profissionais mais procurados pelo mercado

carreiras-em-alta-conheca-os-profissionais-mais-procurados-pelo-mercado.jpeg
Escrito por carlos.camara

O Brasil tem enfrentado um cenário nada favorável para os trabalhadores — tanto que 2015 foi um ano marcado por uma grande recessão, com empresas fechando e pessoas perdendo o emprego. Já em julho deste ano, a taxa de desemprego alcançou o maior índice da história desde 2012.

Ainda assim, existem áreas que apresentam um futuro promissor. São carreiras em alta, que estão acompanhando as mudanças da sociedade e transformando serviços até então inimagináveis em processos essenciais para a nova realidade do país e do mundo.

Para garantir o seu espaço nesse mercado tão acirrado, é fundamental investir em especializações e atualizações que te diferenciem dos demais. Conheça, neste post, os profissionais mais procurados pelo mercado e garanta o seu caminho em uma das carreiras em alta.

O que o mercado espera dos novos profissionais?

Como já dissemos, os tempos são de crise econômica, e as companhias precisam direcionar a sua verba para os profissionais que tenham um alto nível de produtividade e que possam garantir os melhores resultados possíveis.

O mercado está cada vez mais competitivo, e as empresas estão em busca de pessoas proativas e que tenham responsabilidade e instinto de liderança. Independentemente da área em que você pretende atuar, algumas características têm se tornado essenciais para se tornar o profissional do futuro que o mercado quer.

Autogerenciamento

A capacidade de autogestão é uma delas. Ser capaz de avaliar o próprio trabalho e discernir em quais pontos é preciso melhorar, buscando formas de viabilizar essa mudança, destaca o profissional em relação àqueles que estão sempre “dando trabalho”.

Motivação

As empresas também valorizam muito o empregado que se mantém motivado, tem disciplina, toma iniciativas e, em vez de apenas reclamar e apontar problemas, propõe soluções que possam beneficiar a todos.

Resiliência

Resiliência também é uma palavra muito importante quando falamos de características essenciais aos profissionais mais procurados pelo mercado. A flexibilidade, a capacidade de se adaptar às mudanças e o poder de encarar novidades positivamente — mesmo quando a situação parece adversa — são de extrema importância. Essas atitudes demonstram que você está disposto a aceitar desafios e a colaborar para o crescimento da empresa.

Atualização

Outro fator muito importante para quem quer ser competitivo e se destacar no mercado de trabalho é estar em constante atualização. Em um mundo em que tudo muda muito rápido, o profissional que quer estar a frente dos concorrentes precisa estar em constante processo de renovação, seja acompanhando o noticiário, seja participando de cursos.

Domínio da tecnologia

Hoje, o mundo está cada vez mais tecnológico, e a maioria das negociações é realizada por meio da internet. Logo, ter um domínio das ferramentas da nova tecnologia, por mais básico que seja, é muito importante e pode ser um diferencial competitivo.

Ética e valores

Ao contrário do que diz o ditado, os fins não justificam os meios. Isso significa que a ética e os valores também são reconhecidos pelo mercado e que é essencial trabalhar com foco nos resultados — mas sem se esquecer dos princípios. A maneira como um processo é conduzido, independentemente do resultado, também influencia na avaliação do profissional.

Agora que você já sabe o perfil profissional que o mercado de trabalho procura, vamos falar detalhadamente sobre as principais áreas e profissões que estarão em alta no futuro.

Quais serão as profissões do futuro?

O mundo está em constante mudança, e quem não for capaz de acompanhá-lo terá sérios riscos de perder grandes oportunidades e se frustrar. A forma como a tecnologia tem evoluído afeta todas as esferas sociais e nos leva a um novo estilo de vida, com pessoas mais conectadas e exigentes. E, para agradar esse novo perfil de público, as empresas e os seus profissionais precisam atentar para tais mudanças.

A sustentabilidade, por exemplo, é um assunto cada vez mais recorrente. Os recursos do planeta estão se esgotando e muitas pessoas já podem sentir isso no seu dia a dia, com a falta de água, com os apagões e com os altíssimos preços de produtos cujo processo de produção é cada vez mais difícil devido ao esgotamento da matéria-prima.

Por isso, as empresas estão cada vez mais preocupadas em atuar de forma sustentável, reciclando e reaproveitando tudo que é possível. Carreiras nessa área, tais como de engenheiros e de advogado ambiental, têm tudo para crescer.

Outra mudança na sociedade que trará a demanda por mais profissionais é o aumento da expectativa de vida. Com o envelhecimento da população, que vive cada vez mais, há uma grande necessidade de serem desenvolvidos novos remédios, tratamentos e produtos que possam garantir que a terceira idade viva bem.

E, justamente por conta dessa elevação na expectativa de vida, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade de vida. O aumento do sobrepeso e das doenças relacionadas a ele (diabetes e hipertensão, por exemplo) tem sido exorbitante.

As pessoas estão começando a perceber que viverão muito mal se continuarem nesse caminho. Com isso, aumenta muito a demanda por produtos e serviços que possam tornar a vida melhor e mais saudável.

Inovação também é palavra de ordem no mundo atual. A forte concorrência faz com que as empresas estejam sempre em busca de inovações que possam tornar o seu produto o melhor, de forma a ser a escolha do cliente. Isso também amplia o leque de possibilidades no mercado de trabalho.

Agora que já falamos sobre as mudanças e características da nossa sociedade que estão transformando o mercado de trabalho, com o surgimento de novas demandas, vamos falar mais detalhadamente sobre as áreas e carreiras em que há chances promissoras de crescimento profissional. Confira:

Saúde: foco em gestão de hospitais e no cuidado com os idosos

Como vimos anteriormente, a população está envelhecendo. A expectativa de vida está cada vez maior e, com ela, surge a necessidade de proporcionar qualidade de vida aos idosos. Neste cenário, algumas profissões relacionadas a novos tratamentos, novos remédios e cuidado especializado de pessoas da terceira idade tendem a se destacar no mercado.

Bioinformacionista

A profissão do futuro na área da saúde mescla informação genética com o desenvolvimento de remédios. O bioinformacionista é formado em Medicina, com graduação ou especialização em Farmácia e pós também em Medicina.

É um profissional ligado à inovação, à associação entre técnicas clínicas e à elaboração de medicamentos. Ele terá cada vez mais espaço no mercado diante do envelhecimento da população, cuja expectativa de vida é cada vez mais alta.

Gestor hospitalar

Durante muitos anos, os hospitais, assim como diversas instituições, foram gerenciadas pelos profissionais de Administração. O grande entrave dessa situação era que, na maioria das vezes, sem especialização, o administrador não tinha conhecimento específico das várias demandas que surgem dentro do ambiente hospitalar, o que dificultava o desenvolvimento do seu trabalho. Em contrapartida, o médico, totalmente inteirado sobre a realidade do hospital, não tinha os conhecimentos específicos de administração essenciais a qualquer gestor.

É aí que surge o gestor hospitalar, um profissional habilitado para desempenhar o papel a frente da administração e que também recebe, durante o curso tecnológico de Gestão Hospitalar, informações relevantes sobre a rotina da instituição.

Tecnologia: gestão e análise de dados

Com um volume de informações cada vez maior, é bem provável que cresçam as demandas por profissionais que atuam na gestão de redes e de dados. As empresas precisam armazenar de forma eficiente e segura os seus dados e as suas informações, e para isso é necessário contar com profissionais preparados para lidar com as novas tecnologias.

Gestor de big data

Um dos cargos que terá destaque nesse futuro próximo é o gestor de big data, um profissional capaz de compreender as questões técnicas relacionadas ao armazenamento de dados. Além disso, ele tem condições de analisar e de identificar o conteúdo das informações e também é capaz de direcioná-las aos setores correspondentes da empresa. Para atuar nessa área, é recomendado ter formação em Matemática, Estatística ou algum campo de conhecimento ligado à tecnologia.

Especialista em cloud computing

Outra característica das empresas do mundo moderno é a interação de colaboradores de diversos lugares e até países diferentes. Não é preciso mais estar na organização para conseguir desempenhar o seu trabalho. Isso só é possível graças ao armazenamento de dados na “nuvem”.

O especialista em cloud computing é o profissional capaz de apontar soluções e ferramentas para que os conteúdos não precisem mais ficar no hardware e sejam capazes de encontrar o seu caminho para a nuvem. Para atuar nessa área, é recomendada formação em Tecnologia da Informação.

Gerente de infraestrutura

Com formação em Sistemas ou Ciência da Informação, o gerente de infraestrutura deve ser responsável por gerir toda a área de tecnologia da informação (TI) da empresa, como telecomunicações, suporte e data center. O cargo está em ascensão no mercado porque a infraestrutura de TI pode afetar todo rendimento da organização, garantindo redução de custos e otimização dos processos.

Engenharia: soluções inovadoras, sustentáveis e seguras

As cidades estão em uma busca constante de se remodelarem a fim de se tornarem mais inteligentes, sustentáveis e seguras. Dessa forma, as áreas de engenharia precisam se atualizar e preparar os seus profissionais para trabalharem de forma inovadora.

Engenheiro ambiental

Tanto no setor civil quanto no campo industrial, há uma preocupação generalizada com o impacto que o meio ambiente tem sofrido, o que torna a presença do engenheiro ambiental indispensável. Para atuar nessa área, o profissional deve ser capaz de propor soluções sustentáveis e seguras, mas que também ofereçam resultados para a empresa.

Engenheiro civil

Há uma forte tendência que os investimentos em construções e em melhorias na infraestrutura das cidades continue, uma vez que as pessoas estão cada vez mais exigentes e todos querem condições melhores para se locomover e para realizar as atividades do dia a dia.

A Engenharia Civil já é um ramo forte de atuação e que tem tudo para continuar em alta nos próximos anos. A construção de novos portos, aeroportos, estradas etc., além dos empreendimentos variados, demandará uma grande leva de engenheiros civis bem preparados e qualificados.

Engenheiro de petróleo e de gás

O setor de petróleo e de gás também vem ganhando destaque, e quem se especializar na área terá grandes chances no futuro. O Brasil tem grande potencial na área, e novas técnicas têm sido desenvolvidas, como a possibilidade de extrair gás de formações rochosas.

Marketing: foco na comunicação digital

O boom da internet e o avanço tecnológico, com o surgimento de aparelhos cada vez mais modernos e a conectividade a mil, mudou completamente os rumos do Marketing e da Comunicação.

Empresas e profissionais que continuarem atuando de forma tradicional e arcaica estarão, cada vez mais, fadados ao fracasso. Em contrapartida, há um mundo novo a ser explorado no que diz respeito à comunicação e ao marketing digital.

São novas oportunidades que se abrem a todo momento, mas é preciso estar preparado para os desafios. A tradicional divisão entre publicitários, jornalistas, relações públicas e especialistas em marketing se perde no modelo de comunicação digital, em que todos podem assumir diversos papéis, precisando ter apenas afinidade e competência para tal função.

Analista de redes sociais

Um dos cargos que estão em alta e podem ser ocupados por qualquer profissional de Comunicação e Marketing é o analista de redes sociais. Em um mundo em que as pessoas se expressam e se relacionam pelas plataformas on-line, as empresas enxergam um novo mercado a ser explorado e querem ter o seu espaço nelas também.

O profissional dessa área deverá ser capaz de se comunicar com os consumidores em nome da empresa, acompanhar o posicionamento da marca e monitorar a concorrência.

Analista de conteúdo

Há muito espaço e grandes perspectivas também para os analistas de conteúdo. Hoje, todo mundo realiza as suas pesquisas via internet: o que comprar, aonde ir, o que comer, o que fazer etc. Pensando nisso, as empresas querem ficar bem posicionadas nos rankings de buscadores, principalmente no Google, que é o maior mecanismo de pesquisa do mundo.

Quanto mais perto do primeor lugar a empresa aparece na busca por determinado assunto relacionado ao seu negócio, maiores são as chances de o usuário clicar no seu link. Por isso, os analistas de conteúdo com domínio das técnicas de SEO (do inglês, search engine optimization, que significa otimização para mecanismos de busca) serão cada vez mais essenciais nas empresas para construírem conteúdos que não somente tenham qualidade mas também tenham estratégia para levar o público ao site.

Gerente de performance

O futuro também é promissor para os gerentes de performance, profissionais de Marketing e Comunicação especialistas em traçar estratégias on-line para as empresas. Para atuar na área, o profissional precisa ter uma grande compreensão de todo o mundo de vendas e de estratégia digital para ser capaz de realizar o planejamento da empresa.

Também é importante ter conhecimento em usabilidade, experiência do usuário (UX), SEO e compra de mídia on-line. Ele deverá fazer a prospecção de leads e vendas, bem como a análise de mercados e de tendências e identificar as possibilidades de novos serviços e soluções que possam garantir acessos e, consequentemente, lucro para a empresa.

Direito: foco nas mudanças sociais e fiscais

É um fato que, todos anos, as faculdades despejam milhares de recém-formados no mercado. Mas isso não é motivo para desistir de fazer Direito, se esse é o seu sonho e a sua vocação. As demandas na área continuarão em alta por alguns bons anos, além de haver mercados em expansão para acompanhar as mudanças da sociedade.

Com o avanço da tecnologia e da internet, questões referentes ao direito de propriedade intelectual têm se agravado, assim como o direito digital. Crimes eletrônicos com exposições de fotos íntimas, por exemplo, são cada vez mais comuns — e um “prato cheio” para bons advogados da área.

Direito Societário

Uma área promissora para se investir no Direito é a societária. Com o mercado brasileiro em crise, muitas multinacionais devem adquirir empresas nacionais que estão à beira da falência. Portanto, o advogado especialista em Direito Societário, com vasta experiência em fusões e aquisições, tende a ser cada vez mais requisitado.

Direito Tributário

O Direito Tributário também terá uma alta nos próximos anos. O Brasil tem um cenário tributário desafiador, que exige muito planejamento das empresas para não se endividarem ou, até mesmo, chegarem à falência.

Há a possibilidade de aumento dos impostos, as alterações frequentes na legislação do país, bem como novos projetos do Governo que impactam diretamente as empresas nessa área. E é nesse momento que um advogado especialista se faz extremamente necessário.

Ele deverá procurar formas de reduzir a carga tributária sem deixar de estar em dia com as obrigações fiscais, buscando tornar o negócio o mais eficiente e lucrativo possível.

Direito Internacional

Exportações e negociações entre países sempre vão exigir a presença do advogado especialista em Direito Internacional, que estará apto para orientar sobre quais regras deverão ser adotadas e como será o contrato e a resolução de conflitos, por exemplo.

Como escolher a profissão ideal para você?

Escolher uma profissão nem sempre é uma tarefa fácil. Não há fórmula nem mágica para descobrir em qual área você poderá ter um futuro brilhante, mas algumas atitudes podem facilitar e muito o processo.

O primeiro passo é pensar em áreas com as quais você tem afinidade e pesquisar cursos que pertençam a esses campos de domínio. Depois de ler e obter informações sobre vários, é hora de descartar aqueles que não estão ajustados a você e aos seus interesses.

Avaliar a sua história pessoal, os seus valores, o que te desafia, o que te motiva e tentar imaginar como você se sentiria atuando naquela profissão também é importante. Veja em qual das situações hipotéticas você se sente melhor, mais feliz e realizado pessoal e profissionalmente.

E lembre-se: não é só uma questão de dinheiro. A realização profissional deve estar aliada a fazer algo que você goste. Não adianta tentar Medicina porque a carreira é promissora se você detesta estudar Biologia.

Em todas as áreas de estudo é possível encontrar profissões com bons salários e oportunidades. O que vai fazer a real diferença é o seu nível de comprometimento, a busca por atualização e a tentativa de se tornar aquele profissional que o mercado procura: proativo, resolutivo e eficiente.

Conclusão

Nós vimos que o Brasil está enfrentando uma forte crise econômica, que tem levado as empresas, em muitos casos, a reduzir o seu quadro de funcionários para amenizar a situação. Diante desse cenário, os profissionais que o mercado e as organizações querem são aqueles com alto índice de produtividade e que dão resultados.

Proatividade é palavra de ordem para quem quer se destacar nesse meio competitivo e saturado. Tomar iniciativas, identificar problemas, propor soluções, se autogerir e ter disciplina são características essenciais para ser um profissional requisitado e cobiçado pelos empreendimentos.

Com as várias mudanças pelas quais o mundo tem passado — sobretudo com o avanço tecnológico e com a transformação do “trabalho analógico” para o digital — vem proporcionado o surgimento de demandas por áreas de atuação que, até então, não eram tão fortes nem promissoras.

As questões relacionadas ao planeta — como o esgotamento dos recursos naturais, a necessidade de infraestrutura cada vez melhores e o envelhecimento da população — também serão responsáveis pela criação de novas oportunidades de trabalho para profissionais que sejam capazes de garantir o melhor aproveitamento das matérias-primas, a elaboração de soluções diferenciadas e o aumento da qualidade de vida.

Todos os profissionais de áreas que envolvem sustentabilidade, segurança, modernidade e inovação serão extremamente importantes nos próximos anos. Quem buscar oportunidades e estiver disposto a estudar, se especializar e se diferenciar dos demais concorrentes certamente terá lugar de destaque no mercado de trabalho.

Agora que você já tem uma boa noção sobre as carreiras em alta e os profissionais mais procurados pelo mercado, que tal baixar nosso e-book “Guia das profissões 2017: saiba tudo sobre os profissionais que estarão em alta no mercado” e ter acesso a informações ainda mais completas sobre o assunto?

Aproveite para conferir as opções de transferência para o Centro Universitário Una e dar os primeiros passos de sucesso na sua carreira!

Deixar um comentário