Mercado de trabalho

As melhores profissões para quem tem a criatividade como dom

as-melhores-profissoes-para-quem-tem-a-criatividade-como-dom.jpeg
Escrito por UNA

Se você acha que criatividade é apenas para os artistas, pense um pouco mais. As pessoas a usam todos os dias e de várias as maneiras, seja para contar uma história do cotidiano ou para arranjar uma solução no trabalho, por exemplo.

Para algumas pessoas, a criatividade é parte essencial da sua rotina. “Ser criativo é a coisa mais excitante que você pode fazer”, diz Chris Triola, proprietária de um estúdio de design de roupas em Lansing, Michigan. “É tão necessário para mim como comer e respirar”.

Pensando nisso, vamos mostrar nesse post algumas das melhores profissões para quem tem a criatividade como dom e quer colocá-la em prática. Acompanhe!

Produtor Multimídia / Designer de Animação

Esses animadores trabalham principalmente na área de cinema, agências de vídeos e publicidade. Eles geralmente desenham à mão e usam computadores para criar uma série de imagens que formam as animações ou efeitos especiais vistos em filmes, programas de televisão e jogos de computador.

Alguns também desenham storyboards para comerciais, filmes e recursos animados.

Produtores multimídia e designers de animação costumam desenvolver suas habilidades através de cursos de graduação na área, como o Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia.

Nesse tipo de formação, o aluno se especializa em animação 2D e 3D, além de variados aspectos de produção, como composição, modelagem, edição e finalização.

Designer de jogos

O designer de jogos trabalha criando games para consoles, PC e smartphones em diferentes plataformas.

Para isso, eles trabalham com ferramentas criadas pela empresa desenvolvedora para projetar e preencher os níveis de um jogo. No entanto, muitas posições diferentes estão disponíveis para o designer de jogos, adaptados a uma variedade de habilidades e níveis de experiência.

Os desenvolvedores de sistemas escrevem o código que governa o gameplay. O líder ou designer sênior gerencia membros da equipe e, muitas vezes, controla documentos de design que cobrem tudo, desde a trama do jogo e direção de arte, até o código usado para criá-lo.

As equipes de design de jogos também incluem posições mais tradicionais, como diretores de arte, engenheiros de software e gerentes de lançamento.

Para se tornar um designer de jogos de sucesso, é importante obter um diploma, seja em Ciências da Computação, Animação 3D ou de arte, dependendo da sua área de especialização. Algumas instituições já disponibilizam cursos próprios de Jogos Digitais.

Diretores de arte

Considerada uma das melhores profissões para os criativos, a direção de arte envolve o desenvolvimento de conceitos de design e material em revistas, jornais e outros meios impressos ou digitais.

Os diretores de arte decidem como melhor apresentar a informação visualmente, de modo que seja atraente e persuasiva.

Geralmente, esses profissionais desenvolvem projetos gráficos de acordo o briefing elaborado em conjunto com uma equipe de planejamento. Eles também podem trabalhar com os demais funcionários envolvidos em design, programação e redação.

Para ser um diretor de arte, geralmente é necessário um bacharelado. Os mais comuns são Publicidade ou Design Gráfico. Os profissionais são promovidos a diretores depois de demonstrar flexibilidade e habilidades artísticas aplicadas à publicidade.

Designer de moda

Os designers de moda ajudam a criar os bilhões de acessórios, vestidos, ternos, sapatos e outras peças de vestuário compradas a cada ano pelos seus consumidores.

Esses profissionais estudam tendências de forma, projetos do esboço da roupa e dos acessórios, selecionam cores e tecidos adequados, além de serem muitas vezes responsáveis pela produção final de seus projetos.

No mercado da moda, as empresas normalmente procuram indivíduos com 2 ou 4 anos de experiência, que estejam bem informados sobre materiais, ornamentos e tendências.

Para se tornar um profissional da área é recomendado possuir o bacharel em Moda. Aspirantes podem aprender mais habilidades necessárias através de estágios em empresas de design ou de fabricação.

Alguns designers também ganham uma experiência valiosa trabalhando em lojas de varejo como estilistas ou alfaiates personalizados.

Arquiteto

Arquitetos criam a estética global e edificam ambientes, assim como outras estruturas. 

É importante lembrar que um projeto de construção envolve muito mais do que sua aparência. Prédios e residências também devem ser funcionais, seguros, econômicos e precisam atender às necessidades das pessoas que os utilizam. Ou seja, arquitetos consideram todos esses fatores quando projetam edifícios e outras estruturas.

É claro que, apesar de ter que haver muita técnica para tais projetos, a criatividade é fundamental para um profissional de destaque nessa área.

Dessa forma, para se obter esses conhecimentos e habilidades o aluno deverá cursar um bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, além de buscar cursos de aperfeiçoamento durante e após sua formação.

Diretor de filmes

Diretores de produções audiovisuais são responsáveis pelas decisões criativas de uma produção. Eles interpretam scripts, fazem audições, selecionam membros do elenco, realizam ensaios e dirigem o trabalho de elenco e equipe.

Além disso, eles também gerenciam os elementos de design de uma produção, incluindo os cenários, figurinos, coreografia e música. Os diretores-assistentes orientam os artistas e técnicos, dizendo-lhes quando fazer entradas, fontes de luz ou som, e definem mudanças.

Muitos desses profissionais começam como atores, porém, para alcançar o posto requerido é fundamental que o candidato tenha cursado um bacharel em Cinema e Audiovisual.

Publicitário

Chamados muitas vezes de “criativos”, não há como negar que essa também é uma das melhores profissões para aqueles que possuem esse dom.

A principal essência das tarefas de um publicitário está diretamente ligada com poder criar campanhas, divulgando serviços, produtos, marcas e ideias.

Para tal, é fundamental que esse profissional compreenda bem qual é o seu público-alvo e também os objetivos que o cliente busca alcançar.

Além da criatividade, o publicitário também precisa ter muita sensibilidade para poder entender todos os desejos de seus clientes, transformando tudo em comunicação visual.

Uma das principais formas para se tornar um publicitário é cursando um bacharel em Publicidade e Propaganda. O curso de Marketing também dá uma base para formar esses profissionais.

Apesar de todas as profissões apresentadas aqui, é importante ter em mente que a construção de uma carreira focada na criatividade não deve se limitar apenas a determinados cargos. Em outras palavras, é possível ser criativo em praticamente todas as áreas.

Por isso, não se limite apenas aos critérios apresentados aqui e aplique o uso da criatividade no seu dia a dia: seja curioso, procure novas formas de solucionar um problema no trabalho, coloque suas ideias no papel e inspire-se em boas fontes de referência. Com o tempo, as novas práticas serão um diferencial que vão te destacar, tanto no mercado de trabalho quanto na sua vida social.

Gostou desse nosso post? Quer ficar sempre por dentro de todas as notícias de novidades do nosso blog? Então assine agora nossa newsletter!

Deixar um comentário