Mercado de trabalho

Aprenda a fazer um bom gerenciamento da sua carreira

Aprenda_a_fazer_um_bom_gerenciamento_da_sua_carreira.jpg.jpeg
Escrito por carlos.camara

Saber como gerenciar a carreira é essencial para evoluir na vida profissional e alcançar a posição e o trabalho que sempre sonhou. Entre os pontos importantes para gerenciar sua carreira com eficácia estão estabelecer objetivos e metas para a vida profissional, acompanhar a evolução deles, desenvolver as habilidades necessárias para atingir seus objetivos e não se esquecer de fazer networking.

Veja como a fazer um bom gerenciamento da sua carreira e aumentar suas chances de atingir o sucesso na vida profissional:

Defina seus objetivos de carreira

Onde você gostaria de estar daqui a dois, cinco e dez anos?

Ter objetivos de carreira de curto, médio e longo prazo ajuda a definir as metas pessoais necessárias para alcançá-los e estabelecer as ações necessárias para isso.

Caso deseje estagiar em uma multinacional daqui a 2 anos, por exemplo, você pode estabelecer como meta ter, pelo menos, nível intermediário de inglês até esse período e, para isso, elencar ações como se matricular em um curso e assistir filmes norte-americanos sem legenda.

Para ter sucesso, é importante definir objetivos e metas realistas e ações que sejam realmente viáveis de serem executadas.

Acompanhe de perto a evolução do seu plano de carreira

Os objetivos, as metas e as ações que compõem o chamado plano de carreira devem ser acompanhados de perto ao longo dos meses. É importante ter em mente que esse plano não é estanque: ele certamente sofrerá alterações ao longo dos anos.

Sua ideia inicial poderia ser conseguir um estágio em uma multinacional, mas, no meio do caminho, pode acontecer de surgir uma oportunidade de ouro de trabalhar em uma pequena empresa que oferece boas oportunidades de crescimento. Na nova situação, a prioridade pode não ser o domínio do inglês, mas, sim, saber como gerenciar redes sociais.

Como seu objetivo e metas mudaram, as ações também serão alteradas. Adaptar-se às circunstâncias é preciso — e isso só fará bem para a sua carreira.

Coloque o autoconhecimento no topo da sua lista de prioridades

Conhecer a si mesmo é um passo importante para gerenciar sua carreira com sabedoria. Por isso, é importante:

  • não perder de vista o hábito de fazer uma autoavaliação;

  • refletir sobre as suas atitudes;

  • ter em mente os resultados que deseja alcançar;

  • saber quais são as competências e os pontos fortes que vão ajudá-lo na sua empreitada, e os pontos fracos que têm que ser trabalhados para seu desempenho ser ainda melhor.

Ao se conhecer, você se torna mais confiante e, consequentemente, aumenta as suas chances de se sobressair mesmo em um mercado altamente competitivo.

Fique atento às mudanças no mercado

Além de se conhecer, é essencial investir tempo acompanhando tudo o que acontece no seu mercado de atuação. As coisas evoluem cada vez mais rápido, então, para se destacar na carreira, é importante estar sempre atualizado para não ficar para trás.

Leia sites especializados, revistas, livros, jornais e publicações do setor para ficar por dentro das principais tendências e descobrir como você pode se atualizar para acompanhar as mudanças.

Considere também a possibilidade de fazer cursos de extensão ou até mesmo investir em treinamentos on-line para manter seu currículo alinhado com as demandas do seu mercado. Não fique para trás!

Não se esqueça do poder do networking

Certamente você já ouviu a frase: “não é o que você sabe, mas quem você conhece”. A sentença, que tem inúmeras variáveis, faz todo sentido quando o assunto é networking. Não basta ter todas as habilidades necessárias para evoluir a carreira se você não tem uma rede de contatos sólida para ajudá-lo.

Para fazer um bom gerenciamento de carreira, é importante começar a criar uma network o quanto antes, mesmo que ainda esteja na faculdade.

Comece com colegas de classe e professores e considere, ainda, participar de eventos da sua área, como cursos, palestras e feiras de estágio para expandir sua rede de contatos e aumentar suas chances de ter acesso a oportunidades que podem ser valiosas para sua evolução profissional.

Cuide da sua imagem

Quando o assunto é carreira, imagem pode não ser tudo, mas é, certamente, bem importante. Ser jovem não é desculpa para não cuidar de como você se apresenta para o mercado. Para ser reconhecido, é essencial construir uma identidade profissional sólida e se certificar que você apresenta um conjunto de ações e habilidades que são atraentes para o mercado em que deseja atuar.

Não basta ser um excelente profissional: é preciso que os outros saibam disso. Essa postura não deve ser adotada só no dia a dia, em encontros presenciais. Até mesmo suas redes sociais têm que estar alinhadas com a imagem que você quer passar. Afinal, a internet é uma das principais fontes de informação de potenciais recrutadores.

Não desista

A persistência é uma das características que os profissionais de sucesso, independentemente da área, têm em comum. Tenha em mente que nem tudo será fácil na sua trajetória profissional — mas isso não é de todo ruim. Aproveite os momentos difíceis e os erros que, sem dúvida, acontecerão, para crescer e se desenvolver como profissional.

Quando a evolução parecer impossível, não desista e abuse da determinação, do jogo de cintura e da dedicação para continuar seguindo na trilha que traçou para a sua carreira. Pode ter certeza de que os momentos difíceis serão determinantes para seu crescimento como profissional.

Investir em um bom gerenciamento da carreira é essencial para profissionais de todas as áreas de atuação. Muitos, no entanto, pulam essa etapa e aceitam as oportunidades que aparecem, sem nem mesmo se certificar se elas estão alinhadas com aquilo que desejam para eles como pessoa e profissional.

Não cometa esse erro reservando um tempo para planejar sua carreira e garantindo que seus objetivos, metas e ações se enquadram naquilo que você quer ser, tanto pessoal quanto financeiramente. Mudanças de rota certamente acontecerão no caminho, mas quem se conhece e sabe onde quer chegar certamente terá muito mais facilidade para lidar com os desvios de rota.

E por falar em gerenciamento de carreira e mudança de planos, aproveite para dar uma olhadinha no vestibular de transferência da Una!

 

Deixar um comentário