Vida universitária

7 lições valiosas que aprendemos com a saga Harry Potter

7-licoes-valiosas-que-aprendemos-com-a-saga-harry-potter.jpeg
Escrito por Ânima Educação

Com a criatividade da autora J.K. Rowling, o universo mágico de Harry Potter parece incapaz de parar de aumentar. Na série original, foram 7 livros e 8 filmes, que, por sinal, fizeram e ainda fazem parte da vida de muitas pessoas.

Mas mais do que ser considerado apenas literatura entretenimento, ao longo dos anos, seja nos livros ou filmes, muitas foram as lições que aprendemos com essas obras e que podemos aplicar em nossas vidas.

No post de hoje, veremos as frases mais marcantes da saga Harry Potter e como elas podem nos trazer algum tipo de ensinamento. Confira:

7 lições valiosas da saga Harry Potter

Como você vai perceber, algumas das mais valorosas lições aprendemos com o sábio Alvo Dumbledore, diretor e amigo nas horas incertas. Mas muitos outros personagens também dividiram bons conselhos com a gente e é o que apresentamos abaixo.

1 – “É possível encontrar a felicidade mesmo nas horas mais sombrias, basta se lembrar de procurar pela luz”. (Alvo Dumbledore)

Se você está com a sensação de que nada está dando certo em sua vida e que aquilo que você estabeleceu para a sua vida parece inalcançável, não desista. Tente sempre ver o lado positivo de todas as situações e seja esperançoso, isso te dará forças para continuar sempre investindo nas suas metas!

2 – “Existem coisas mais importantes, como amizade e bravura”. (Hermione Granger)

Normalmente, ao entrar na faculdade, você passa cerca de quatro anos, dependendo do curso, convivendo todos os dias com as mesmas pessoas. Certamente, em algum momento você se juntará a um grupo de pessoas que tenham características e gostos em comum. E é aqui que essa frase da Hermione Granger se encaixa tão bem.

Horas juntos fazendo as atividades, saindo para festas, tirando xerox, discutindo o futuro e fazendo planos. Os amigos feitos durante a faculdade costumam ser levados para o resto da vida, passando a fazer parte de todos os momentos importantes, sejam eles tristes ou alegres.

3 – “Não são nossas atitudes que mostram quem realmente somos. São nossas escolhas”. (Alvo Dumbledore)

É comum passar por transformações enquanto envelhecemos. Talvez, por menor que seja, algo que um dia fez tanto sentido para você, hoje, já não provoca a mesma reação ou tem um significado mais forte.

Tudo o que nos rodeia exerce influência em quem nós somos, como se fossem moldando aos poucos a sua personalidade.

E é exatamente por esse motivo que você deve tomar muito cuidado com as escolhas que faz. Um passo em falso pode afetá-lo profundamente e, por ainda ser muito jovem, a impulsividade pode falar mais alto.

Não tenha medo de pensar bastante antes de tomar uma decisão, pois isso vai contribuir para aumentar as chances dela se mostrar positiva e muito benéfica. E, mesmo se não for, algum proveito ou conhecimento você vai tirar dessa situação.

4 -“Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de causar grandes sofrimentos e também remediá-los”. (Alvo Dumbledore)

Esta é mais uma das sábias frases ditas pelo Alvo Dumbledore. Provavelmente você já passou por uma situação em que disse algo no calor do momento e logo depois se arrependeu, não é mesmo? Ou mesmo sabendo que uma palavra amiga faria toda diferença para alguém, decidiu se abster e não dizer nada.

Lembre-se sempre do poder das palavras, em como elas, quando bem escolhidas, podem tomar proporções incríveis, tanto para o lado positivo quanto para o negativo.

5 – “É o grau de comprometimento que determina o sucesso, não o número de seguidores”. (Remo Lupin)

Se você está se sentindo inseguro, pois está iniciando uma carreira e ninguém ainda acredita naquilo que você fala, não se preocupe. Continue comprometido com o seu propósito, estudando com afinco e se dedicando àquilo que acredita.

6 – “Não se preocupe, você é tão normal quanto eu”. (Luna Lovegood)

Saiba que essa frase não é tão simples quanto possa parecer. Ninguém é igual a ninguém, e é isso que nos torna únicos e ao mesmo tempo especiais. Além disso, independentemente das suas boas características ou defeitos, não devemos apontar o dedo para quem é diferente. Não julgue uma pessoa por conta de crença, cor, religião, gênero, etc. É preciso aceitar o outro como ele é, como também esperamos que ele nos aceite.

7 – “Haverá um momento em que teremos que escolher entre o que é fácil e o que é certo”. (Alvo Dumbledore)

Ao longo da sua jornada como estudante universitário, você vai perceber que nem sempre a sua vida será fácil. A maior parte do tempo, por sinal, você estará fazendo escolhas que, provavelmente, mudarão a sua vida para sempre.

Portanto, nunca escolha o caminho mais fácil. Aproveite cada momento, todos os ensinamentos dados pelos professores e as experiências que apenas essa fase da sua vida proporcionará a você.

Por mais que ainda seja jovem, é agora que você tem que amadurecer e ser persistente para alcançar os seus sonhos e objetivos.

8 – “Se você quer saber como um homem é, veja como ele trata os inferiores, e não os seus iguais”. (Sirius Black)

Jamais, em qualquer situação ou etapa da sua vida, trate alguém com desprezo ou insignificância, porque você se acha melhor do que ela. Essa frase também se mostrará incrivelmente válida para que você analise o comportamento das pessoas que você convive e demonstram esse tipo de atitude, seja na universidade, no seu ambiente de trabalho e até em sua família.

9 – “Embora falemos línguas diferentes e venhamos de lugares diferentes, nossos corações batem como um só”. (Alvo Dumbledore)

Para finalizar, uma frase que nunca fez tanto sentido como no contexto em que vivemos agora. Estamos acompanhando diariamente notícias sobre o drama vivido pelos refugiados sírios. Antes de mais nada, precisamos ter em mente que eles são pessoas iguais a nós e que estão precisando de ajuda, paz e amor.

É também fã da saga Harry Potter? Tem a sua frase preferida e que seja inspiradora, mas que não contemplamos aqui? Deixe o seu comentário e compartilhe-a com a gente!

Deixar um comentário