Vida universitária

7 dicas para se preparar para o Enem

7_dicas_para_se_preparar_para_o_Enem.jpg.jpeg
Escrito por carlos.camara

Planejamento, foco e dedicação são palavras que não podem faltar no vocabulário de quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova mais concorrida do Brasil só acontece em novembro, no entanto, para ter um bom desempenho na avaliação e aumentar as chances de conquistar uma vaga no curso universitário dos seus sonhos, é importante começar a estudar desde já.

Se planejar com antecedência, criar um cronograma de estudos, fazer as provas antigas do exame e, principalmente, usar o tempo disponível a seu favor são passos essenciais para todo estudante. Antecedência é a palavra de ordem.

Confira dicas valiosas para se preparar para o Enem e dar o 1º passo rumo ao ensino superior:

Invista na organização do tempo

Novembro parece distante, mas quando o assunto é preparação para o Enem, aproveitar bem o tempo disponível para estudar faz toda a diferença no resultado. É importante deixar para trás o velho hábito que muitos estudantes cultivam de virar noites estudando quando os dias das provas se aproximam e se planejar para ler um pouco das matérias todos os dias.

Quem não está acostumado a estudar tem tempo suficiente para começar aos poucos. No início, separe 1 hora por dia para esse fim. Quando tornar o estudo um hábito, vá aumentando a carga horária até chegar a 7 ou 8 horas por dia, que é um ritmo adequado.

Prepare seu espaço para estudar

Manter um espaço de estudo organizado, com tudo o que você precisa à mão, faz a diferença e ajuda a manter um bom desempenho na preparação para o Enem. Mesmo quem não tem um escritório ou escrivaninha exclusivos pode criar um espaço de estudo em algum canto da casa.

Deixe no local todo o seu material (livros, apostilas, cadernos, canetas e afins) e procure manter a área sempre organizada. É importante que você se sinta confortável no local e que o espaço esteja sempre em ordem. Afinal, você passará boas horas nele nos próximos meses.

Monte um cronograma de estudos

Criar um cronograma de estudos ajuda muito a se preparar para o Enem. Veja as matérias cobradas e defina os horários que dedicará ao estudo de cada uma delas na semana. Uma dica importante é saber definir prioridades.

Todos têm matérias que consideram mais fáceis e aquelas em que sentem mais dificuldades. Não deixe de levar isso em consideração na hora de montar seu horário de estudos. Reserve mais horas para as disciplinas mais complexas, que apresentam mais dificuldade em relação às provas do Enem.

Coloque seu plano em um local de destaque no seu canto de estudos. Assim, você sempre terá ideia do que falta fazer ao sentar para estudar. Você pode construir um cronograma mensal ou, até mesmo, semestral. O importante é ficar atento de todos os horários e atividades ao longo desse tempo.

Uma forma de garantir um detalhamento mais completo de cada atividade ao longo do dia é criar quadros semanais para colocar no seu cantinho de estudos.

Leia sobre atualidades

As atualidades ocupam espaço importante nas provas do Enem. Por isso, além de mergulhar em livros e apostilas, é essencial ficar atento ao que acontece no mundo, não abrindo mão de acompanhar o noticiário por meio da TV, jornais, revistas e internet.

Para se sair bem no exame, é importante até mesmo ir além e buscar outros tipos de informação, como publicações de dados científicos e de outros temas mais específicos. Tenha em mente que você tem que saber os fatos, mas também sobre evoluções nos campos da saúde, meio ambiente, história etc.

Para tirar uma boa nota, o aluno tem que comprovar que tem capacidade argumentativa, tem uma posição crítica em relação à realidade e sabe se situar no mundo em todos os aspectos.

Prepare-se para a redação

Não são poucos os estudantes que suam frio ao pensar na redação do Enem. Se esse é o seu caso, acalme-se e tenha em mente que o medo de escrever pode ser superado com muito treino.

Leia muito e, principalmente, escreva muito. Procure fazer pelo menos uma redação por semana tendo como base temas atuais. Peça a um professor ou outra pessoa capacitada para corrigir o seu texto e apontar o que pode ser melhorado. Com a prática, sua escrita ficará mil vezes melhor.

Faça provas antigas

Fazer provas antigas do Enem é uma forma de começar a se habituar com o estilo do exame e ficar por dentro de como os conteúdos são cobrados. O ideal é reservar, pelo menos, duas horas semanais para resolver provas antigas nos 6 meses antes do grande exame.

Não deixe ainda de usar os simulados a seu favor. Faça pelo menos uma por mês para ver como anda seu conhecimento, descobrir suas principais dúvidas e ir se preparando para os dias de prova. A prática é essencial para alcançar um bom desempenho!

Busque o equilíbrio

A preparação para o Enem é uma maratona. Por isso, de nada adianta investir todo o tempo que tem disponível nos estudos e esquecer todo o resto. 

Para se sair bem no exame, procure sempre o equilíbrio nas suas atividades. Além de estudar, reserve um tempo no seu dia a dia para relaxar e fazer atividades prazerosas para você, como ir ao cinema, sair com amigos, ler um livro e escutar uma música. Esses momentos de relaxamento são importantes para manter o emocional em dia e a cabeça tranquila na hora que tiver que se dedicar aos estudos.

Se preparar para o Enem exige força de vontade, dedicação e planejamento. Organize-se, planeje seus dias e cumpra o plano de estudos que você criou. Tornar o estudo para o exame parte da sua rotina certamente vai fazer a diferença na hora de fazer as provas e aumentará suas chances de garantir a tão sonhada vaga no curso universitário dos seus sonhos.

Agora que você já sabe como se preparar para o Enem, que tal dar uma olhadinha nas oportunidades que a Una oferece? Nós temos vestibular de transferência para cursos presenciais e a distância.

Deixar um comentário