Vida universitária

7 dicas para não se estressar ao estudar para o vestibular

7-dicas-para-nao-se-estressar-ao-estudar-para-o-vestibular.jpeg
Escrito por Ânima Educação

Para alguns alunos, estudar para o vestibular é sinônimo de ansiedade e nervosismo. Porém, saiba que é possível preparar-se para o vestibular sem se estressar. Algumas estratégias simples são capazes de melhorar significativamente seu foco e sua capacidade de manter-se tranquilo diante dos desafios que virão.

Quer saber mais sobre esse assunto e aprender a driblar o estresse? Então confira as 7 dicas que selecionamos e que vão ajudá-lo a não se estressar ao estudar para o vestibular!

1. Crie sua rotina de estudos

Uma das maiores causas de estresse para qualquer vestibulando é a falta de organização na hora de estudar. Organizar-se não é uma questão de simplesmente deixar sua escrivaninha com tudo no lugar, mas de criar uma rotina de estudos adequada, que você possa seguir sem prejudicar demais sua vida normal.

Para poder dar conta de tudo aquilo que precisa ser aprendido até o dia da prova, é importante que você otimize seu tempo. O melhor método para fazer isso é a partir de um cronograma de atividades. Defina em quais horários do dia você estudará e quais matérias serão vistas a cada dia.

Em seu cronograma, leve em consideração os períodos nos quais você precisará alimentar-se, tomar banho, descansar e fazer outras atividades, inclusive relacionadas à diversão. Seguindo uma rotina, será mais fácil ter disciplina e motivação suficientes para manter o ritmo de estudos até o dia da sua prova.

2. Tenha um local específico para estudar

Estudar no sofá, com a televisão ligada, não funciona. Também não dá certo estudar na cama, debaixo do cobertor, com o celular ao alcance da sua mão. Para aproveitar todo o seu potencial e fazer com que seus estudos rendam, é fundamental ter um espaço específico para se dedicar ao vestibular.

E você não precisa de luxo, ok? Basta ter um local silencioso, bem iluminado e arejado, uma mesa e uma cadeira confortáveis e um cantinho que comporte seus materiais didáticos como cadernos, livros e apostilas.

Ao dirigir-se ao seu local de estudos, você evita distrair-se com interferências externas e, com o tempo, automaticamente seu corpo e cérebro entenderão que aquele espaço é sinônimo de concentração e disciplina. Assim, será mais simples manter o foco enquanto realiza suas atividades.

3. Reserve momentos para o lazer

Estudar para o vestibular é uma tarefa que pode estender-se por muitos meses. Para não permitir que o estresse domine sua vida, é recomendado reservar momentos para o lazer e a descontração em sua rotina.

Quando criar seu cronograma de estudos, guarde algumas horas durante a semana para divertir-se e fazer coisas que você gosta. Você pode dedicar-se a um hobby, marcar um cinema com os amigos ou fazer qualquer outra atividade que lhe traga alegria.

O objetivo é fazer com que você pare de pensar, pelo menos por um curto período, no desafio do vestibular. Essa medida é simples, mas manterá sua cabeça no lugar para que você possa estudar com mais qualidade.

4. Cuidado com a procrastinação

A procrastinação é a grande inimiga de qualquer vestibulando. Cada minuto perdido navegando sem propósito nas redes sociais ou assistindo à televisão, por exemplo, o coloca mais distante do seu grande objetivo, que é ser aprovado no vestibular.

Ao perder o foco, você compromete seu ritmo de estudos, deixa matérias se acumularem e o resultado é muito estresse e uma performance abaixo do esperado.

Estabeleça suas metas diárias de rendimento nos estudos e mantenha-se longe de distrações. Essa é uma forma eficiente de aumentar suas chances de ser aprovado com menos ansiedade e em um espaço de tempo menor.

5. Solicite a colaboração da família e dos amigos

Enquanto prepara-se para o vestibular, você vai precisar de muita colaboração por parte de sua família e de seus amigos. Ao saber que você tem um grande objetivo e que está lutando por ele, aqueles que o cercam serão mais compreensivos caso você não tenha muito tempo livre para a diversão e precise passar muitas horas diárias apenas na companhia dos livros.

6. Utilize métodos e materiais de estudos adequados

Para não se estressar ao estudar e conseguir usar seu tempo de modo mais inteligente, é essencial usar os materiais didáticos e métodos de estudo adequados. Há muitos recursos e modos de estudar.

Você pode preparar-se para o vestibular estudando em grupo ou sozinho, por meio de livros, aulas em vídeo ou pode fazer um cursinho preparatório enfim, são muitas as possibilidades. Porém, nem todas as formas de estudar adequam-se a todos os estudantes. Cada pessoa aprende de um jeito diferente.

É preciso descobrir as estratégias que funcionam para você e colocá-las em prática. Ao notar que alguma técnica de estudo não está surtindo bons resultados, não hesite em testar novos métodos.

7. Avalie seu progresso

No meio de tantos tópicos para estudar, é comum sentir-se ansioso, imaginando o grau de dificuldade das questões do vestibular que você terá que enfrentar. Para se manter tranquilo e confiante, a alternativa é avaliar constantemente seu progresso.

Para isso, responda a várias questões de vestibulares anteriores, faça redações e, assim, você terá ferramentas para analisar quais são seus pontos fortes e em quais áreas ainda precisa melhorar. Pela internet é possível encontrar bancos gratuitos de questões que trazem todas as provas e os gabaritos dos principais vestibulares do país.

Aproveite essa facilidade para treinar aquilo que você aprendeu. Conforme for avaliando seu progresso, você aumentará sua autoconfiança e ganhará forças para se dedicar ainda mais.

Para estudar para o vestibular e não se estressar, mantenha o foco na aprovação, organize sua rotina e discipline-se para estudar diariamente, mas sem abrir mão de atividades essenciais em sua vida como alimentar-se corretamente, exercitar-se, ter descanso suficiente e divertir-se.

Assim, você conseguirá uma preparação sólida, manterá o equilíbrio emocional, a saúde de sua mente e de seu corpo e terá mais chances de ver seu nome na lista de aprovados no vestibular!

Gostou das dicas de hoje? Então compartilhe agora mesmo esse post nas suas redes sociais! Permita que outros estudantes aprendam como estudar para o vestibular sem estresse!

Deixar um comentário