Vida universitária

6 dicas infalíveis para conciliar trabalho e faculdade

6-dicas-infaliveis-para-conciliar-trabalho-e-faculdade.jpeg
Escrito por carlos.camara

Estudar e trabalhar são atividades que exigem muito de alguém, e ambas são extremamente importantes para o desenvolvimento acadêmico e profissional — afinal de contas, uma boa carreira é baseada em aprendizado e esforço.

Se você trabalha para pagar os seus estudos ou mesmo para economizar um dinheiro, muito provavelmente já passou por momento difíceis, não é mesmo? Mas não precisa passar por isso sempre; basta ficar atento e adequar a sua rotina à dupla jornada.

Listamos, a seguir, seis dicas para conciliar trabalho e faculdade. Acompanhe:

Crie uma rotina

Muitas pessoas não curtem ter uma rotina e fazer a mesma coisa todos os dias. No entanto, é preciso entender que essa é uma ótima estratégia para você aprender a balancear e a se dedicar da melhor maneira possível a todos os aspectos da sua vida.

Ao montar uma agenda com horários fixos, por exemplo, você tem a possibilidade de organizar o seu dia inteiro, colocando tudo aquilo que precisa fazer em ordem e de forma bem visível.

Lembre-se de que não vale criar uma rotina sem segui-la. Por isso, ao comprar a sua agenda e anotar as suas tarefas, tente criar o hábito de checá-la periodicamente e riscar tudo o que já foi concluído. Isso vai te ajudar muito!

Estabeleça prioridades

Esta é, sem dúvidas, uma das dicas mais importantes para o seu sucesso. Pode ser algo complicado no começo, mas você rapidamente vai começar a criar um senso de prioridade necessário para a realização das tarefas.

Na verdade, trata-se de algo bastante simples. Você precisa entender qual obrigação demanda mais tempo e esforço para ser concluída. Uma atividade com essas características deve estar no topo da sua lista e, também, deve contar com um horário mais longo para ser desenvolvida.

Por exemplo: estudar para uma prova que vai acontecer amanhã é mais importante do que entregar um relatório que o seu chefe pediu para a próxima semana. Entendeu? Esse estabelecimento de prioridades é essencial para você montar a sua agenda, criar a sua rotina e conseguir fazer tudo que a faculdade e o trabalho exigem.

Saiba dizer “não”

Ao se comprometer a trabalhar diariamente e a concluir a faculdade, você também precisa entender que não vai poder pegar várias tarefas a mais — afinal, o seu dia a dia já é bastante corrido e apertado. Por isso, ao trabalhar e estudar, é fundamental saber dizer “não” para alguns pedidos, que podem partir da faculdade, do trabalho ou até mesmo da sua família.

Tente não:

  • dizer “sim” para todos os compromissos propostos pelos seus pais;
  • fazer a parte de todos os integrantes em trabalhos em grupo;
  • ingressar em vários grupos de estudos;
  • oferecer-se para realizar mais tarefas no seu trabalho.

Faça as pessoas ao seu redor entenderem que o seu tempo é valioso e costuma ser preenchido com obrigações — e elas só vão entender isso ao ouvirem um “não”.

Abra mão de algumas atividades

Por mais chato que seja, ao escolher levar uma vida tão atribulada, é muito importante, também, abrir mão de certas coisas que você costumava fazer para liberar um pouco do seu tempo — que pode ser usado tanto para realizar as suas tarefas quanto para descansar. Se você não consegue praticar esse “desapego”, também não consegue se dedicar a tudo que precisa e ficará ainda mais exausto e frustrado.

Tente não se desdobrar tanto para fazer tudo aquilo que deseja, escolha alguma atividade para eliminar do seu dia e tente aproveitar o tempo da melhor forma possível para você.

Esse corte pode significar abrir mão de um passeio com os amigos ou uma aula extra, por exemplo. Só não deixe de fazer o que você gosta e continue seguindo com as atividades que te fazem bem, como esporte ou meditação.

Fique atento às suas necessidades básicas

Mesmo que a sua vida seja uma correria só, é impossível deixar as suas necessidades básicas de lado, isto é, aquilo que você precisa para estar disposto e com uma boa saúde.

É muito comum que as pessoas que têm muitas atividades a serem realizadas por conta do trabalho e da faculdade comecem a se descuidar na intenção de conciliarem as tarefas que ambos demandam. E isso é algo péssimo em vários sentidos!

Por isso, tente:

  • beba bastante água;
  • carregue lanches na sua mochila e se alimente bem;
  • durma o tempo necessário;
  • faça check-ups médicos regularmente.

De nada adianta fazer malabarismo com os seus compromissos se você não tem saúde para isso.

Converse com os seus superiores

Não importa se é o seu professor ou o seu chefe. Caso você tenha um problema, algo saia do planejado e você não consiga terminar uma tarefa (ou consiga entregá-la, mas não com a melhor qualidade possível), abra o jogo com eles.

Essas pessoas também são responsáveis pelos seus estudos e pelo seu trabalho — e, mais do que isso, são mentores para a sua vida acadêmica e profissional. Por isso, o ideal é sempre conversar bastante com eles, criando uma relação de proximidade e de compreensão mútua.

Essas conversas são muito interessantes para que você conte um pouquinho da sua vida e para que eles entendam como a sua rotina pesada. Assim, você pode tentar conseguir um prazo maior para uma tarefa ou pode entregá-la em etapas, por exemplo.

Horários flexíveis também podem ser debatidos. Mas cuidado: não pense que a sua posição te dá direito de fazer menos do que os seus colegas. Ao escolher conciliar trabalho e faculdade, você tem que estar disposto a levar esse tipo de rotina mais estressante.

Viu só como é possível conciliar trabalho e faculdade? Com um pouco de paciência e esforço, você garante o seu diploma sem deixar o mercado de trabalho para trás. Gostou dessas dicas? Então assine a nossa newsletter e veja outros macetes para se dar bem nos estudos!

Dê uma olhadinha, também, nas oportunidades de transferência oferecidas pelo Centro Universitário Una. São várias opções de cursos presenciais e a distância!

Deixar um comentário